Por que não colocar o dia 26 de junho como uma importante data para a história esportiva de Porto Alegre? Afinal, foi nela, há exatos 40 anos, que um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos teve sua única passagem pela capital gaúcha. Diego Armando Maradona, ainda garoto, participava de um festival de conclusão do estádio Olímpico, disputando uma partida contra o Grêmio, de Renato Portaluppi.
O fenômeno Maradona, apesar de ter apenas 19 anos, já carregava o peso de ser artilheiro do campeonato argentino em 1978 e 1979, tanto no segmento nacional quanto metropolitano (como era a divisão da liga da Argentina na época). Pois o craque esteve em campo no Olímpico naquele 26 de junho de 1980 para Grêmio x Argentinos Juniors. Do outro lado, Renato, com apenas 17 anos, começava a ganhar espaço no grupo principal de Valdir Espinosa.
O duelo contra o Argentinos Juniors, que terminou com vitória do Grêmio por 1 a 0, foi o terceiro de uma sequência que marcou a conclusão da obra do estádio Olímpico, que havia começado em 1977 e aumentava a sua capacidade com a instalação de um novo anel de arquibancada superior. O local passou a carregar também o nome de Monumental a partir daí. Antes, o Tricolor havia perdido para o River Plate por 1 a 0 e vencido o Vasco por 1 a 0.
Naquela noite fria em Porto Alegre, Maradona foi marcado de perto por Victor Hugo, mas os relatos da época dão conta que era explícita a qualidade do meia argentino em campo. O gol foi marcado por Jorge Leandro, que aproveitou rebote de lance com Baltazar para finalizar na entrada da grande área e não dar chances ao goleiro adversário. Renato atuou os 90 minutos.
Maradona deixaria o Argentinos Juniors no ano seguinte para defender as cores do Boca Juniors. Cinco anos depois levaria a Argentina ao seu segundo título da Copa do Mundo de 1986, vencido no México. Atualmente, com 59 anos, comanda o Gimnasia y Esgrima.
Ficha de Grêmio 1x0 Argentinos Juniors
- Data: 26 de junho de 1980.
- Gol: Jorge Leandro, aos 37 minutos do segundo tempo.
- Local: Olímpico, em Porto Alegre.
- Árbitro: Roque José Gallas.
Grêmio: Leão; Mauro, Newmar, Vantuir e Dirceu; Kiese, Victor Hugo (Flávio) e Jorge Leandro; Renato, Baltazar e Jésum. Técnico: Valdir Espinosa.
Argentinos Juniors: Alles; Carrizo (Carabelli), Beaulieu, Lucero e Domenech; Solari (García), Vidal e Maradona; Favret, Espíndola (Rubén Ríos) e Morel. Técnico: Miguel Ángel Elhall.