As redes sociais do Grêmio reservaram a segunda-feira (15) para lembrar de um fato histórico: há exatos 40 anos, Renato Portaluppi fazia sua estreia como profissional do clube. Mal sabiam os gremistas que ali estava um jogador que seria seu maior ídolo, e não só dentro de campo, mas também na casamata.
Nas quatro linhas, Renato carrega o trunfo de ter marcado os gols mais importantes da historia do clube, na decisão do Mundial de 1983. No total, foram 262 jogos disputados e 74 gols anotados, além de quatro títulos oficiais. Somada à taça em Tóquio, no Japão, ele também foi campeão da Libertadores e do Gauchão, este em duas oportunidades.
Na casamata, Renato Portaluppi tem três passagens como treinador do Grêmio. Ficou cerca de um ano de 2010 a 2011, aproximadamente um semestre em 2013 e atualmente ostenta a marca de treinador mais longevo dos clubes da Série A do Brasileirão: está desde 2016 no Tricolor. São 346 partidas comandando o clube, estando bem próximo de alcançar o recorde de técnico gremista com mais partidas da história (Oswaldo Rolla tem 378 jogos e lidera a lista.
Renato tem seis títulos como treinador do Grêmio, sendo a Libertadores o mais destacado entre eles. Tanto é que trata-se do único brasileiro a ser campeão da América como jogador e também técnico. Não bastasse isso, ele foi quem mais treinou o time na história da competição sul-americana e também no Brasileirão.
Contextualizado isso, chama a atenção o número total de partidas em que Renato Portaluppi esteve a serviço do Grêmio. Desde aquele amistoso de 1980 até o ano de 2020, com idas e vindas, Renato soma incríveis 608 jogos como jogador e treinador do Tricolor, além de 10 títulos oficiais conquistados. Algo que é incomum no futebol mundial.
Renato como jogador do Grêmio
- 262 jogos
- 74 gols
- 4 títulos
Renato como treinador do Grêmio
- 346 jogos
- 180 vitórias
- 60% de aproveitamento
- 6 títulos