Uma das grandes polêmicas da semana do Grêmio foi a possível contratação de Thiago Neves. Torcedores gremistas dividem opiniões sobre a vinda do meia para a temporada de 2020. Afinal, seria ou não um bom reforço para o time de Renato Portaluppi? Três motivos dizem que a reposta é sim.
O primeiro deles diz respeito ao números. Aos 34 anos, Thiago Neves vem de uma temporada desastrosa com relação ao seu desfecho, uma vez que ele era uma das referências do Cruzeiro em sua queda inédita para a Série B do Brasileirão. Mesmo assim, seus números em campo foram bem positivos. Em 41 jogos, o camisa 30 marcou nove gols e deu sete assistências.
Para se ter uma ideia, apenas dois jogadores do Grêmio fizeram mais gol do que Thiago Neves em 2019. Everton, em uma temporada maravilhosa, anotou 20 gols. Pepê conseguiu balançar as redes 13 vezes. Outros atletas como Luan, André e Diego Tardelli não conseguiram superar o meia do Cruzeiro.
O segundo motivo é o aspecto vencedor de Thiago Neves. Revelado pelo Paraná em 2005, o meia tem 15 anos de carreira e 13 títulos conquistados. Média de quase uma taça por temporada. De destaque, ele soma três conquistas de Copa do Brasil (2007, 2017 e 2018), além de uma do Brasileirão (2012).
Por fim, no terceiro motivo, os primeiros anos de Thiago Neves nos clubes que defendeu costumam ser altamente positivos, principalmente na última década. Em 2017, na sua primeira temporada de Cruzeiro, fez 17 gols em 57 jogos. No Al-Jazira, dos Emirados Árabes Unidos, anotou 13 em 41 jogos em 2015. Em 2011, no Flamengo, marcou 21 vezes em 57 oportunidades.
Sem contar que a tendência é de um contrato de apenas uma temporada oferecido pelo Grêmio a Thiago Neves, com cláusulas de produtividade. Certamente o clube conta também com a boa relação de Renato Portaluppi com o jogador. E aí, torcedor gremista, você aprova sua vinda?