A defesa da Seleção Brasileira é um destaque à parte na Copa América. São cinco jogos até agora e nenhum gol sofrido. Depois da vitória sobre a Argentina, a equipe de Tite está credenciada a levantar o troféu do torneio no próximo domingo (7), no Maracanã. Alisson, um dos personagens da fortaleza verde-amarela, ainda está próximo de recorde histórico.
Na história da Seleção Brasileira, a maior sequência de um goleiro sem levar gols foi de Taffarel, justamente o preparador da atual comissão técnica. Em 1989, inclusive na trajetória que culminou na conquista da Copa América, o ídolo brasileiro ficou oito partidas invicto, totalizando 828 minutos.
O último gol sofrido por Alisson foi no amistoso contra a República Tcheca em março deste ano, na vitória brasileira por 3 a 1. Ele ficou de fora da vitória por 2 a 0 sobre o Catar, em Brasília. Ederson foi titular porque o ex-jogador do Inter havia recém-disputado a final da Liga dos Campeões da Europa pelo Liverpool.
Ou seja, a partir do gol de Pavelka para os tchecos no primeiro tempo daquele amistoso, Alisson emendou as partidas contra Honduras, Bolívia, Venezuela, Peru, Paraguai e Argentina sem ser vazado. No total, são 603 minutos de invencibilidade.
Invencibilidade de Taffarel:
- Venezuela (3x1)
- Peru (0x0)
- Colômbia (0x0)
- Paraguai (2x0)
- Argentina (2x0)
- Paraguai (3x0)
- Uruguai (1x0)
- Japão (1x0)
- Venezuela (4x0)
- Chile (1x1)
Total: 828 minutos
Invencibilidade de Alisson:
- República Tcheca (3x1)
- Honduras (7x0)
- Bolívia (3x0)
- Venezuela (0x0)
- Peru (5x0)
- Paraguai (0x0)
- Argentina (2x0)
Total: 603 minutos