Um dos mais apetitosos temperos das competições de mata-mata é a possibilidade de uma decisão por pênaltis. Grêmio e Bahia vivem esta expectativa no confronto desta quarta-feira (17), às 19h15min, na Arena Fonte Nova. Ninguém tem vantagem no placar, uma vez que o jogo de ida terminou empatado em 1 a 1. Qualquer nova igualdade no marcador força as penalidades. A partir disso, a dúvida que fica é a seguinte: qual é o desempenho do time tricolor neste quesito?
Na temporada de 2019, os números do Grêmio são conflitantes. A explicação é que o Tricolor foi campeão gaúcho nos pênaltis diante do arquirrival Inter, na Arena, mas o desempenho geral é insuficiente, bem abaixo daquilo que se espera quando um time tem uma penalidade a seu favor.
No total, o aproveitamento do Grêmio nos pênaltis é de 50%. Na disputa de penalidades, contra o Inter, foram cinco cobranças e três convertidas (60%), enquanto que, no tempo normal, foram apenas duas em também cinco cobranças (40%).
O centroavante André foi quem mais cobrou, batendo três vezes e errando duas. A última penalidade a favor do Tricolor foi justamente diante do Bahia, na partida de ida das quartas da Copa do Brasil, convertida por Everton.
Pênaltis para o Grêmio no ano no tempo normal
- Luan (São Luiz)
- André (Inter)*
- André (Atlético-MG)*
- Jean Pyerre (Juventude)*
- Everton (Bahia)
Pênaltis para o Grêmio no ano nas disputas alternadas
- André (Inter)
- Diego Tardelli (Inter)
- Everton (Inter)*
- Michel (Inter)*
- Matheus Henrique (Inter)
Total: 10 cobranças e 5 desperdiçadas (*)