O Grêmio sofrer seis gols em um jogo é algo raro. Agora, levar 6 a 0 em casa beira quase o impossível. O time de Renato tem uma estupenda vantagem nas quartas de final do Gauchão. Depois de aplicar uma goleada de seis gols na Serra, a partida de volta na Arena contra o Juventude é mera formalidade. E, por isso, tal situação levanta a curiosidade: qual foi a última vez que o Tricolor sofreu tamanho revés dentro de seus domínios?
A vaga gremista para a semifinal do Gauchão só começa a ser ameaçada se o Juventude fizer 6 a 0. Ainda assim, o jogo iria para os pênaltis. Convenhamos que, como diz a expressão popular, "nem que chova canivete" o Grêmio perde por um placar assim na Arena.
É verdade que, há 20 anos, o Grêmio sofreu uma goleada de 6 a 0. No entanto, foi fora de casa e diante do Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro de 1999. A pesquisa vai muito mais longe quando a tentativa é de responder quando o time gaúcho levou um placar elástico assim em casa. E esse revés jamais foi visto na história da Arena e também na do Estádio Olímpico.
Foi na temporada de 1948, em jogo válido pelo então Campeonato Citadino. No dia 17 de outubro daquele ano, o Grêmio recebeu o Inter no Estádio da Baixada pelo clássico Gre-Nal de número 104. Os visitantes saíram com a vitória por 7 a 0, com gols de Villalba (quatro vezes), Carlitos (duas vezes) e Roberto. Ou seja, há 71 anos que isso não acontece — e certamente não veremos isso na partida desta quinta-feira (28), na Arena.