Depois de ser aprovada no Conselho Deliberativo do Grêmio, a inclusão de uma nova regra no estatuto que abre caminho para a reeleição do presidente Romildo Bolzan agora tem de ser chancelada pelos sócios do clube. Após a reunião na noite de terça-feira (26), o presidente do Conselho, Carlos Biedermann, revelou quais serão os próximos passos do processo, que deve ter sua nova etapa no final de abril ou no começo de maio, na Arena.
— Como em todas assembleias de sócios, a convocação é feita pela internet e através da publicação do edital em jornais, como reza o estatuto. Geralmente, estas reuniões ocorrem aos sábados, das 9h até 17h. Dá bastante tempo para os sócios comparecerem — comentou Biedermann.
O presidente do Conselho Deliberativo do Grêmio também revelou a possibilidade de que a votação dos associados ocorra via internet. Neste caso, seria disponibilizado um site especial pelo clube para que os sócios possam manifestar sua posição em relação ao tema.
— Estamos analisando a possibilidade de votação pela internet. Precisamos avaliar bem o custo benefício de uma votação eletrônica neste processo — comentou o presidente do Conselho.
Com a aprovação dos sócios, será incluída uma nova regra na seção "Disposições Transitórias" do estatuto que libera a reeleição de Romildo Bolzan.
"Fica assegurada a atual composição do Conselho de Administração do Grêmio (gestão 2017-2019) o direito de concorrer à reeleição, para um mandato de 3 (três anos)", diz o item que será adicionado ao estatuto após a aprovação dos sócios.
Ainda que não seja considerada como alteração estatutária pelo clube, a mudança tem os mesmos ritos para conferir segurança jurídica e política ao processo. O clube também conta com parecer de advogados que garantem que as alterações ocorrem sem qualquer risco aos compromissos do clube com o Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro (Profut).