No histórico do confronto entre Grêmio e Flamengo, a vantagem é tricolor. Em 106 jogos até agora, o Tricolor venceu 39 vezes, enquanto o Rubro-Negro saiu vencedor em 31 oportunidades. Ambos agora decidem uma vaga à semifinal da Copa do Brasil de 2018. O duelo será em um lotado Maracanã, local no qual as equipes não se enfrentam desde 2015.
Nos últimos dois anos, o Flamengo mandou seus jogos contra o Grêmio fora do Maracanã. Em 2016, o confronto ocorreu no estádio Mané Garrincha, em Brasília, e terminou com vitória carioca por 2 a 1. Gols de Damião e Diego pelos mandantes, enquanto Henrique Almeida descontou para o Tricolor. No ano seguinte, Luan calou a Ilha do Urubu ao fazer o gol da vitória gaúcha por 1 a 0.
Pelo Brasileirão de 2015, o Grêmio, treinado por Roger Machado, foi medir forças contra o Flamengo, de Cristóvão Borges, no Maracanã. Tratava-se da estreia de Paolo Guerrero, hoje jogador do Inter, no Maracanã com a camisa do clube carioca. Pois foi dele o gol que garantiu a vitória por 1 a 0. Foram 51.055 torcedores presentes no estádio.
Grêmio e Flamengo empataram na partida de ida por 1 a 1. Não há mais o saldo qualificado como critério de desempate. Portanto, qualquer empate nesta quarta-feira levará a decisão para os pênaltis. Quem vencer no tempo normal obviamente avança de fase na Copa do Brasil.
Ficha técnica - Flamengo 1x0 Grêmio
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 18 de julho de 2015
Local: Maracanã
Público: 44.318 pagantes (51.055 total)
FLAMENGO: Cesar, Ayrton, Marcelo, Wallace e Jorge; Márcio Araújo, Héctor Canteros e Everton (Gabriel); Marcelo Cirino (Arthur Maia), Emerson Sheik e Paolo Guerrero. Técnico: Cristóvão Borges.
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Galhardo, Geromel, Rhodolfo e Marcelo Hermes; Walace (Braian Rodriguez), Maicon, Giuliano e Douglas (Fernandinho); Luan e Pedro Rocha (Vitinho). Técnico: Roger Machado.