Sob a égide de Renato Portaluppi, o Grêmio tem colecionado conquistas e atingido recordes. No caso específico do treinador, ele se tornou o profissional que mais vezes comandou o clube na história da Libertadores (superando Tite). E, diante do Defensor nesta quarta-feira, Renato chegará ao número redondo de 30 partidas na casamata tricolor.
Como jogador, Renato disputou a Libertadores em 25 partidas com a camisa do Grêmio. Foram cinco gols marcados e o destaque para a conquista da competição em 1983. Ele disputou as edições de 82, 83 e 84, inclusive nesta terminou como vice-campeão.
Na Libertadores, a primeira partida de Renato Portaluppi como técnico do Grêmio foi em 2011, na fase preliminar: empate com o Liverpool, em Montevidéu, em 2 a 2. O time chegou até as oitavas de final e acabou eliminado pela Universidad Católica. Renato voltou a comandar o Tricolor na edição de 2017, na qual conduziu o clube ao tri da América.
Em 2018, já são cinco jogos do Grêmio no torneio sul-americano. O confronto diante do Defensor marca o 30º ato de Renato Portaluppi como treinador do clube.
Renato comandando o Grêmio na Libertadores:
29 jogos
17 vitórias
6 empates
6 derrotas
66% de aproveitamento
1 título (2017)