Lembram daquela fase espetacular do Grêmio nos anos 90, com várias conquistas seguidas? Pois o atual momento do Tricolor de Renato Portaluppi o credencia para repetir tais feitos. Com a conquista da Libertadores, o clube vai disputar o Mundial de Clubes nos Emirados Árabes Unidos e ainda está confirmado para a disputa da Recopa Sul-Americana em 2018. Torneio que não participa desde 1996.
Naquela ocasião, o Grêmio, como campeão da Libertadores de 1995, bateu o Independiente, da Argentina, em jogo único realizado no Japão. O placar final foi de 4 a 1, com gols de Jardel, Carlos Miguel, Paulo Nunes e Adilson.
As datas da Recopa em 2018 estão previstas logo para fevereiro. Como são dois jogos, o primeiro duelo será na casa do campeão da Copa Sul-Americana no dia 7 de fevereiro. Duas semanas depois, no dia 21, o Grêmio decide o título na Arena.
O adversário está próximo de ser definido. Curiosamente o Independiente, oponente do Grêmio em 1996, é finalista da Copa Sul-Americana. Os argentinos aguardam Flamengo ou Junior de Baranquilla, da Colômbia, que se enfrentam nesta quinta. No jogo de ida, o Rubro-Negro venceu por 2 a 1.
Grêmio 4x1 Independiente:
Data: 07/04/1996
Local: Universal Memorial (Kobe-JAP).
Gols: Jardel, Carlos Miguel, Adílson e Paulo Nunes (G); Burruchaga (I).
Grêmio: Danrlei (Murilo), Arce, Rivarola, Adílson e Roger; oão Antônio, Goiano, Aílton (Émerson) e Carlos Miguel; Paulo Nunes e Jardel (Sílvio). Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Independiente: Mondragon, Clausen, Rotchen, Serrizuela e Ramírez (Alves); Cagña (Bustos), Acuña, Domizzi e Burruchaga; Mazonni (Calderón) e Molina. Técnico: Gregório González.