Começamos a assistir a segunda temporada de The West Wing. Lembrando que isto não influencia no podcast em si. A ideia deste programa é acompanhar todos os capítulos da série e comentar. Não cometamos como foi o episódio, mas os assuntos tratados em cada um. Ou seja, você não precisa acompanhar a série para nos entender.
Mas por que The West Wing vale um podcast? Neste episódio, por exemplo, o gênio roteirista Aaron Sorkin fala sobre Bin Laden – e o episódio foi transmitido pela primeira vez no ano 2000, antes do atentado terrorista de 11 de setembro de 2001. Aaron já chamava atenção para o terrorista antes do mundo imaginar o que poderia acontecer. Por isso ouça! Você vai conferir muito de história, cultura e política aqui.
Neste episódio falamos: atentados políticos e o que eles causam; Stalin e as milhões de mortes; Trotsky e o cofre; de onde vem a palavra assassino; a terrível doença esclerose múltipla; o momento em que o presidente não manda nada; como aprender outras línguas.
Também relembramos quando Lula pediu para que o ministro da Justiça revogasse o visto brasileiro do correspondente do New York Times que fez reportagem sobre o hábito do ex-presidente petista de beber.
– Imagina se o Bolsonaro pede para o ministro da Justiça, Sérgio Moro, que um jornalista estrangeiro se retire do país. É uma guerra. E na época provocou um debate. Basta. Hoje seria um escândalo nacional.
Ainda neste episódio de Era uma vez no Oeste: ou você faz jornalismo ou você faz ativismo; os acertos do governo Bolsonaro; a treta da educação; piadas russas; quadrinhos para entender o mundo e aprender sotaques. Tudo isto e muito mais. Escute!
Luciano Potter, Magro Lima e Daniel Scola acompanham todos os capítulos da série The West Wing e comentam. Mas comentam as cenas, a série em si? Não. Falam sobre os assuntos de cada episódio. O roteirista/criador Aaron Sorkin é gênio nisso. Esse podcast não é sobre a série. É sobre os temas que a série toca em cada episódio. Os autores deste produto de áudio vão atrás do gênio. Don't kill the messenger!