Com cinco membros na bancada, o Conexão GaúchaZH desta quarta-feira (09) discute os principais assuntos da semana, desde a saída de Joaquim Barbosa da corrida presidencial ao Gre-Nal do fim de semana. Sob o comando de Potter, a mesa redonda é formada por Paulo Germano, Diogo Olivier, Kelly Matos e Caue Fonseca.
Com o Gre-Nal no horizonte, a balança do futebol gaúcho volta a ser assunto inevitável: em uma partida que vale muito mais para o Inter, em crise, do que para o Grêmio, em lua-de-mel com a torcida, o podem representar os 90 minutos do próximo sábado? Volta por cima para o time de Odair? Ainda mais confiança para os comandados de Renato?
Outro assunto pulsante da semana foi a desistência de Joaquim Barbosa em concorrer à presidência. Pelo Twitter, o ex-ministro do STF anunciou que, por pressão familiar, não participará da corrida presidencial de 2018. Quem ganha mais com a saída de Barbosa? A centro-esquerda, com Ciro Gomes e Marina, que pode buscar o espólio deixado pelo ex-ministro, ou a direita, através de Jair Bolsonaro, que deve encampar a imagem da luta contra corrupção?
Por fim, os participantes do programa debatem o avanço das propostas do projeto Escola Sem Partido na Câmara dos Deputados. Uma comissão especial montada para avaliar o projeto deu parecer favorável à proposta, que proíbe, por exemplo, termos como "gênero" e "orientação sexual". Os colunistas debatem até que ponto a escola pode discutir essas questões.