Quando pisar no gramado da Arena do Grêmio no próximo sábado (12), Wilton Pereira Sampaio estará escrevendo o nome na história do Gre-Nal. O goiano é estreante no clássico gaúcho, embora seja um dos mais experientes do apito brasileiro.
O retrospecto na arbitragem recomenda a colocação do juiz na partida. É um árbitro que consegue exercer autoridade com muita tranquilidade. Há um jogo importante na carreira de Sampaio que exemplifica isso. Ele apitou o empate em 0 a 0 entre Argentina e Peru, na Bombonera, nas Eliminatórias do ano passado. A partida de alta pressão poderia custar a ausência do time da casa na Copa e o desempenho do juiz foi impecável.
Ainda assim, isso não significa que Wilton Sampaio terá facilidade dentro de campo. Gre-Nal nunca é um jogo simples. Talvez seja a partida com maior grau de imprevisibilidade do futebol brasileiro. O árbitro precisa entrar em campo atento a todos os detalhes. Achar que as coisas estão controladas pode ser um convite ao fator surpresa.
Wilton Sampaio tem 36 anos e nasceu na cidade de Teresina de Goiás. Ele começou a carreira apitando no Distrito Federal e depois passou a atuar pela Federação Goiana de Futebol. Foi eleito melhor árbitro do Brasileirão em 2012. No ano seguinte, ingressou no quadro da Fifa. De lá para cá, comandou quase 40 jogos internacionais na carreira.
O jogo entre Grêmio e Inter será o primeiro dele no Brasileirão 2018. Por conta da indicação para ser árbitro assistente de vídeo na Copa da Rússia, Sampaio não ficou à disposição da CBF nas rodadas iniciais da competição nacional. Ele estava realizando treinamento preparatório para o Mundial.
Gre-Nal 416 - sábado - 16h - Arena do Grêmio
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio - GO (FIFA)
Assistente 1: Fabrício Vilarinho da Silva - GO (FIFA)
Assistente 2: Bruno Raphael Pires - GO (FIFA)
Quarto árbitro: Márcio Soares Maciel - GO (CBF)
Adicional 1: Osimar Moreira da Silva Júnior - GO (CBF)
Adicional 2: Bruno Rezende Silva - GO (CBF)