Renato Portaluppi trabalha para encontrar um ponto de equilíbrio no Grêmio. Por um lado, o ataque do Tricolor é um dos mais efetivos do Brasileirão, com 40 gols marcados, dividindo com o líder Botafogo o primeiro posto.
Em contrapartida, a defesa vaza muito. Até agora, os gremistas já sofreram 32 gols. Sofreu menos apenas do que times que estão brigando para fugir do Z-4, como Coritiba, América-MG, Bahia, Vasco e Santos.
Outro aspecto que Renato terá de corrigir a partir do Gre-Nal, disputado no Beira-Rio neste domingo (8), é equiparar o desempenho nas partidas fora de casa em relação ao que joga na Arena.
Por que ocorre a diferença gritante de postura e intensidade? Em Porto Alegre, o time é combativo. Na casa dos adversários, mostra uma apatia inexplicável e sofre demais com o assédio dos ataques rivais.
Claro que o clássico com o Inter sempre tem outro patamar anímico. Mas o duelo na casa colorada pode ser o primeiro passo para uma mudança a longo prazo. Resta saber como será a postura do Inter após a eliminação traumática na Libertadores.