Após o treinamento do Grêmio, na manhã desta quarta-feira (4), o vice-presidente de futebol Antônio Brum concedeu entrevista coletiva no CT Luiz Carvalho e falou sobre como o clube já se movimenta pensando na temporada 2024. As renovações de jogadores importantes e do técnico Renato Portaluppi e como o Tricolor pretende substituir Luis Suárez foram as pautas.
Brum garantiu que o Grêmio já observa o mercado e que reuniões já acontecem mesmo que ainda não se saiba se o Tricolor irá disputar a Libertadores do próximo ano.
Confira os principais assuntos da entrevista.
Renovação de Villasanti
— Já conversamos com alguns atletas e o Villasanti é um deles. Já falamos com ele para estender o contrato, já que não está terminando. (A ideia) é valorizar o jogador, porque no Grêmio nós buscamos, quando um jogador tem desempenho que nós consideramos satisfatório, não esperar que ele seja assediado para, então, valorizar. Buscamos conversar, valorizar o atleta, estender o contrato, ou dar um reajuste salarial. A torcida pode ficar tranquila que nós estamos atentos.
Aproveitamento e desempenho de Luan
— Ele tem treinado muito bem. Estamos muito satisfeitos com todos esses atletas (JP Galvão, Rodrigo Ely, Besozzi, Iturbe e Luan) que chegaram. O empenho, a dedicação deles no dia a dia nos treinamentos. Mas ele ainda não teve uma minutagem longa para mostrar dentro de campo (que ainda pode ser decisivo). A gente espera que o Luan receba cada vez mais minutos e, com certeza, a gente considera, tanto o Luan como os outros, alternativas para mudar o jogo. Compete ao treinador, a cada circunstância de jogo, usar cada peça como ele julgar melhor. Mas ele (Luan) agregou no nosso elenco e consideramos uma boa contratação.
Renovação de Pedro Geromel
— Nós não conversamos especificamente sobre isso ainda. A gente acha que tem uma vontade do jogador, assim como tem uma vontade nossa, por tudo que já se tornou público (o desejo de permanência). Mas estamos focados nesta reta final de temporada, essas conversas devem evoluir e não acreditamos que, se for da vontade do Geromel permanecer, vamos ter problemas para efetivar isso. Vamos conversando e isso vai evoluindo à medida que a temporada vai se encaminhando para o final.
Renato está no planejamento de 2024 ?
— Com certeza a gente está satisfeito com o desempenho do Renato, é um excelente desempenho do Grêmio. O clube vem de uma Série B e conquistou títulos já nesta temporada. Chegou até a semifinal da Copa do Brasil e está disputando o G-4 do Brasileiro. Então, está no seu papel de clube grande, de estar disputando as principais competições. Estamos muito satisfeitos. Temos uma ótima relação com o Renato, é um grande treinador e nós queremos a permanência dele. É o mesmo caso do Geromel. E no caso do Renato, assim como o Geromel, são dois profissionais que têm uma longa relação com o Grêmio e a gente trata isso muito mais como uma conversa de amigos, do que uma conversa profissional e estamos bem tranquilos quanto a isso (renovação) também.
Avaliação da temporada do Grêmio
— Graças ao bom trabalho feito pelos jogadores e o Renato, a gente elevou a expectativa sobre a temporada do Grêmio. Era uma quando assumimos o clube e tornou-se outra à medida que foi transcorrendo. Mas de maneira alguma estamos acomodados, e vamos brigar até a última rodada para sermos campeões, eu quero ser campeão. Mas eu tenho que ter a cabeça no lugar e ver de onde o Grêmio veio e onde o Grêmio está neste momento. O raciocínio que eu faço é que se eu tivesse dito no início da temporada que tudo isso iria acontecer até outubro, todos nós iríamos dizer que foi uma boa temporada, excepcional. Queremos melhorar ainda mais ela e, por isso, estamos trabalhando. Mas a temporada não deixa a desejar de maneira nenhuma.
Substituto de Suárez em 2024
— Eu não posso falar em nomes. Vamos ter uma tarefa bem difícil em substituir o Luis Suárez no final do ano. Vamos trabalhar pra isso. O caso do Suárez é o mesmo caso da temporada do Grêmio. Quando tu contrata um jogador desse tamanho a tua régua já é outra. Talvez tenhamos sido arrojados demais em trazer o quarto artilheiro do mundo e ele só possa ser substituído pelo terceiro, segundo... e provavelmente isso não será possível, mas nós queremos trazer para a reposição grandes nomes, um, quem sabe dois nomes, ou até em mais. Mas é um problema bom. Mas não dá pensar que elevar a régua porque depois dará problema para manter, não tem sentido. E estamos trabalhando fortemente para repor essa saída em 2024.