Bateu o pavor. Na contagem regressiva para a Copa do Mundo no Catar, a marca baixou de 30 dias. Agora falta menos de um mês para começar a competição mais apaixonante do planeta. Em 20 de novembro, Catar e Equador, no estádio Al Bayt, darão o pontapé inicial para uma cobertura jornalística insana de 64 jogos em 29 dias. No comando da cobertura do Grupo RBS, a Gaúcha não vai deixar escapar nenhum detalhe do Mundial contando com o espraiamento de conteúdo na RBS TV, GZH, Zero Hora, Diário Gaúcho, Atlântida e 92.
O Caminhos para a Vitória, dentro do Globo Esporte, mostrando a minha preparação e da Alice Bastos Neves para o trabalho que teremos no Catar, está chegando na reta final. Nesta semana, fechamos a marca de 22 episódios da segunda temporada. Um baita trabalho, que só é viabilizado porque tem uma grande equipe competente por trás. Na RBS TV, os cinegrafistas, os produtores, a turma de captação do áudio, os sonoplastas, o pessoal da arte e os detalhistas editores de imagem. Sem contar a turma da PUCRS, que embarcou conosco nessa jornada, dando todo o respaldo em várias áreas da universidade.
Mas voltando ao episódio desta semana, que foi ao ar na terça-feira (18) no GE, aproveitamos para parar tudo o que estávamos fazendo e reencontrar a nossa velha amiga balança que mede a bioimpedância. Isso nada mais é do que um exame da composição corporal de alta precisão. Tecnologia a serviço da saúde. Ela é fundamental para avaliar a evolução e os resultados dos treinos e da dieta. A ideia básica foi reavaliar alguns números. Será que todo o treinamento que fizemos nos últimos meses fizeram resultado no nosso corpo?
Confesso que sempre acabo cometendo alguns pecados na alimentação. Não sou de ferro. Gosto de comer. É prazeiroso. Já a rotina corrida não permite, que eu mantenha uma frequência exemplar na academia. Para terem uma ideia, nos últimos meses tive que tirar 30 dias de férias. Fiz de forma parcelada. E saibam que foram justamente nesses dias de folga, sem a rotina do trabalho, que eu mais consegui me dedicar aos treinamentos. Fora o período em que umas dores nas costas me atormentaram.
Por motivos óbvios, durante toda a minha vida, a relação com a balança nunca foi das mais amistosas. Fujo dela, como o diabo da cruz. Mas tive de encarar a dita cuja para saber como estavam as coisas. O primeiro dado já foi uma ducha de água fria. O meu peso total havia aumentado. Como assim? Caiu a casa! Pensei. Estou me matando na academia, fechando a boca o máximo possível e o número subiu de 151,4 kg para 153 kg. Não tinha cabimento. Mas ainda têm outros números que precisam ser avaliados. Oremos.
Só que o jogo começou a virar a meu favor. E de virada é mais gostoso. Primeiro, a minha massa corporal gorda baixou de 48,2 kg para 45,3 kg. Uma redução de quase 3 kg. Baita resultado. Menos gordura no meu organismo. No outro índice, mais uma vitória. A minha massa livre de gordura passou de 103,2 kg para 107,7 kg. Um salto gigante de 4,5 kg. Troca de gordura por músculo. O mundo ideal. Com isso, o meu percentual de gordura baixou de 33,9% para 29,6%. Uma queda de 2,2%. Já a massa musculoesquelética subiu de 59,5 kg para 61,9 kg. Ganho de 2,4 kg. Bingo! Outro dado positivo.
Moral da história. Balizar a evolução física apenas pelo peso bruto da balança pode ser enganoso. O fundamental é fazer a troca de gordura por músculo. Por isso, acabei fazendo as pazes com a balança. Total sensação de dever cumprido. Ou pelo menos, a confirmação de que encontrei o caminho certo para melhorar a saúde. Agora é manter o ritmo daqui para a frente.
Nos episódios de Caminhos que restam, ainda teremos pela frente a apresentação da montagem de uma complexa cobertura de uma Copa do Mundo, com todas as questões de logística, custos, planejamento, programação e montagem da equipe. Isso vai ao ar na terça-feira (25). Depois, na semana seguinte, vamos mostrar a nossa organização, minha e da Alice, para a viagem. O que não pode faltar em uma mala para uma grande cobertura. E, por fim, o episódio de fechamento da temporada, que é surpresa. Nenhuma chance de eu dar não qualquer spoiler por aqui.