Se a Copa do Mundo tivesse que começar nesta sexta-feira (20), faltando 30 dias para o início oficial do torneio, o Catar provavelmente não teria problemas em receber os jogos com antecedência. Ao contrário da Copa disputada no Brasil, em 2014, onde dias antes do pontapé inicial ainda haviam obras e infraestruturas sendo construídas, o país do Oriente Médio contou com 12 anos e muitos petrodólares para botar oito estádios e inúmeras estruturas de pé com tranquilidade — nem mesmo os dois anos de pandemia atrapalharam as pretensões cataris.
O último estádio a ser inaugurado foi o Lusail, com o jogo entre Al-Arabi e Al-Rayyan, em 11 de agosto, pela Qatar Stars League, o campeonato nacional do Catar. Essa foi a primeira vez que a bola rolou sobre o gramado do local que irá receber 10 partidas da Copa, entre elas a final da competição, em 18 de dezembro.
A inauguração oficial foi quase um mês depois. A partida entre Al-Hilal, da Arábia Saudita, e Zamalek, do Egito, em 9 de setembro, válida pela Super Copa Lusail, foi "o último teste de um estádio antes da Copa do Mundo", explicou o secretário-geral do Comitê Supremo para Entrega e Legado do Catar, Hassan Al Thawadi, que celebrou a entrega do estádio:
— A Lusail Supercup foi mais uma noite memorável, às vésperas do maior megaevento já realizado em nosso país e região: a Copa do Mundo. Essa noite ofereceu um gostinho da atmosfera que os fãs podem esperar quando viajarem para o Catar entre novembro e dezembro. Provamos que o Catar está pronto para sediar uma edição marcante do maior show da Terra.
A infraestrutura
No começo de agosto, as obras mais importantes para o bom andamento da Copa do Mundo estavam praticamente concluídas. Apenas ajustes finais e retoques precisavam ser feitos para aprimorar o que o Catar vinha se preparando nos últimos 12 anos (desde que foi escolhido como sede do Mundial de 2022). Os esforços estavam destinados ao sistema de esgoto, aprimoramento das calçadas e do paisagismo, além de pavimentação de ruas e substituição de luzes. Para se ter ideia, para recuperar o tempo perdido durante o período da pandemia, as obras não pararam inclusive durante as noites árabes.
Hospedagens para os turistas
Com a previsão de 1,5 milhão de turistas durante as quatro semanas de Copa do Mundo, o Catar ampliou sua rede hoteleira para 30 mil quartos. Porém, metade deles esta reservada pela Fifa para as seleções, autoridades, árbitros e imprensa. Assim, criaram-se alternativas para receber os torcedores.
As possibilidades vão desde dormir em tendas no deserto, em dormitórios criados em condomínios de contêineres, em quartos flutuantes e até em avião. Com o retorno das relações diplomáticas entre Catar e os vizinhos, como Emirados Árabes e Bahrein, os turistas poderão dormir nos países dos arredores e, no dia dos jogos, pegarem um avião até Doha. O Comitê Organizador prevê mais de 160 voos diários.
Os ingressos
Segundo a Fifa, foram vendidos, até o momento, cerca de 2,7 milhões de ingressos para a Copa do Mundo. O Brasil é o nono país que mais adquiriu bilhetes, com um total de 39.546 até o último dia 30 de setembro — Catar, Estados Unidos e Arábia Saudita lideram a procura por ingressos, com 947 mil, 146 mil e 123 mil, respectivamente.
De acordo com a Fifa, mais de 120 mil ingressos foram vendidos nas primeiras horas da última etapa de comercialização, aberta em 27 de setembro. O total de ingressos a ser disponibilizado é de 3,1 milhões. Quem já comprou entradas e deseja adicionar mais partidas à programação também pode.
A seguir, conheça um pouco mais sobre os estádios que vão receber os 64 jogos da Copa do Catar.
Estádio Al Bayt
O palco da abertura do Mundial foi batizado em homenagens às bayt al sha'ar, tendas usadas por povos nômades da região do Golfo. Os anfitriões jogarão duas vezes neste estádio.
- Cidade: Al Khor
- Capacidade: 60 mil
- Número de partidas: nove jogos
Os jogos
- Catar x Equador
- Marrocos x Croácia
- Inglaterra x Estados Unidos
- Espanha x Alemanha
- Holanda x Catar
- Costa Rica x Alemanha
- Oitavas de final
- Quartas de final
- Semifinal
Estádio Khalifa International
É um ícone do futebol local. Inaugurado em 1976, foi completamente reformado. A reinauguração ocorreu em 2017. Por sua importância, receberá a decisão do terceiro lugar.
- Cidade: Doha
- Capacidade: 40 mil
- Número de partidas: oito jogos
Os jogos
- Inglaterra x Irã
- Alemanha x Japão
- Holanda x Equador
- Croácia x Canadá
- Equador x Senegal
- Japão x Espanha
- Oitavas de final
- Disputa do terceiro lugar
Estádio Al Thumama
Abriu suas portas em outubro do ano passado. O formato do estádio foi desenhado para representar o gahfiya, um tipo de chapéu muito comum em todo o mundo árabe.Os jogos de Holanda e Espanha são o destaque da programação do Al Thumama.
- Cidade: Doha
- Capacidade: 40 mil
- Número de jogo: oito jogos
Os jogos
- Senegal x Holanda
- Espanha x Costa Rica
- Catar x Senegal
- Bélgica x Marrocos
- Irã x Estados Unidos
- Canadá x Marrocos
- Oitavas de final
- Quartas de final
Estádio Ahmad Bin Ali
Pronta desde o fim de 2020, a fachada do estádio incorpora diversos elementos da cultura árabe. Os torcedores de País de Gales podem acampar no estádio, afinal os três jogos do país serão no Ahmad Bin Ali.
- Cidade: Al Rayyan
- Capacidade: 40 mil
- Número de jogos: sete jogos
Os jogos
- Estados Unidos x País de Gales
- Bélgica x Canada
- País de Gales x Irã
- Japão x Costa Rica
- País de Gales x Inglaterra
- Croácia x Bélgica
- Oitavas de final
Estádio Lusail
Com design inspirado na lanterna fanar, foi construído para que haja uma boa interação entre luz e sombra. É o principal local da Copa do Catar, pois sediará a decisão. Na primeira fase, o Brasil jogará duas vezes em Lusail, contra Sérvia e Camarões.
- Cidade: Lusail
- Capacidade: 80 mil
- Número de jogos: 10 jogos
Os jogos
- Argentina x Arábia Saudita
- Brasil x Sérvia
- Argentina x México
- Arábia Saudita x México
- Camarões x Brasil
- Portugal x Uruguai
- Oitavas de final
- Quartas de final
- Semifinal
- Final
Estádio 974 (Ras Abu Aboud)
Mais uma inovação. A arena foi feita com contêineres divididos em módulos. Localizado no porto de Doha, o Ras Abu Aboud será desmontado após o Mundial. O número que dá nome ao estádio é em alusão ao código DDI do Catar e à quantidade de contêineres usada para a construção. O Brasil enfrentará a Suíça nesta arena.
- Cidade: Ras Abu Aboud
- Capacidade: 40 mil
- Número de jogos: sete jogos
Os jogos
- México x Polônia
- Portugal x Gana
- França x Dinamarca
- Brasil x Suíça
- Polônia x Argentina
- Sérvia x Suíça
- Oitavas de final
Estádio Education City
Ao redor da área estão localizadas as principais universidades do país. A região é vista como catalisadora do desenvolvimento social e humano do Catar.
- Cidade: Doha
- Capacidade: 40 mil
- Número de jogos: oito jogos
Os jogos
- Dinamarca x Tunísia
- Uruguai x Coreia do Sul
- Polônia x Arábia Saudita
- Coreia do Sul x Gana
- Tunísia x França
- Coreia do Sul x Portugal
- Oitavas de final
- Quartas de final
Estádio Al Janoub
Inaugurado em 2019, o Al Janoub fica em uma das áreas habitadas há mais tempo no país. Seu formato tem inspiração no dhow, tipo de barco de pesca muito comum na região.
- Cidade: Al Wakrah
- Capacidade: 40 mil
- Número de jogos: sete jogos
Os jogos
- França x Austrália
- Suíça x Camarões
- Tunísia x Austrália
- Camarões x Sérvia
- Austrália x Dinamarca
- Gana x Uruguai
- Oitavas de final