Pipoca, cerveja, carne, entre outros. A Copa do Mundo deve movimentar R$ 20,5 milhões em vendas nos supermercados do Rio Grande do Sul. Para o país, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estimou R$ 256 milhões em faturamento. Segundo a Associação Gaúcha de Supermercados, o Estado responde por 8% deste montante, pela representatividade no setor nacional.
Entre os produtos mais vendidos em Copa, os campões são, disparados, a cerveja e a pipoca. Segundo a Agas, o jogo do Brasil marcado para 13h deve ser motivo de churrasco por aqui, o que aumenta a venda de carne e outros itens tradicionais. O campeonato mundial de futebol começará em 20 de novembro, antes mesmo da Black Friday.
Junto com materiais de construção e móveis, o segmento de supermercados foi um dos que mais cresceu no auge da pandemia, quando, inclusive, houve um número grande de abertura de novas lojas, especialmente atacarejos. As pessoas passaram a consumir mais em casa e menos em restaurantes. Com o fim do isolamento social, o cenário mudou, mas o varejo de alimentos segue com indicadores positivos, mesmo que menos intensos. Nos últimos 12 meses, a venda cresceu 3% no Rio Grande do Sul, segundo o IBGE. A média do comércio em geral traz avanço de 5,5%.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.