O reality Caminhos para a Vitória continua a todo o vapor com os episódios semanais todas as terças-feiras no Globo Esporte da RBS TV. Já ingressamos no mês de setembro e a Copa do Mundo está cada vez mais próxima. A contagem regressiva para a bola rolar já caiu para dois dígitos. E a ansiedade para chegar a hora só aumenta.
Vale lembrar que eu e a minha companheira Alice Bastos Neves iniciamos a jornada em maio, mergulhando na atividade física em uma preparação para o primeiro desafio da segunda temporada. Tínhamos de compartilhar o trajeto da rústica na Maratona Internacional de Porto Alegre.
Depois de uma boa preparação, conseguimos atingir com louvor o objetivo de correr os 4,25 km que cada um deveria percorrer na gelada manhã de 12 de junho. Na sequência, fizemos uma imersão no Catar com a ajuda fundamental dos professores da PUCRS. Foi uma alegria poder voltar à sala de aula.
Passeamos por várias áreas. Gastronomia - fomos para a cozinha colocara a mão na massa - cultura, história, economia e questões políticas. Muito conteúdo de relevância. Aprendizado na veia. Rolou até um quiz no Salão de Atos da PUCRS, duelo que terminou empatado. Na sequência, falamos de saúde mental, um tema muito importante para estar na pauta, principalmente quando se vai para uma cobertura da magnitude de um Mundial de futebol.
Paralelo a tudo isso, continuamos tendo a missão de manter a atividade física em dia e controlar a alimentação. Afinal de contas, temos uma meta para cumprir na reta final da temporada. No meu caso, controlar o índice glicêmico e diminuir o percentual de massa de gordura. Não é mole. Confesso que o mais complicado é fechar a boca. Difícil resistir a algumas tentações.
Muitas vezes, a correria do trabalho acaba atrapalhando a agenda de treinos proposta pelos professores do Parque Esportivo da PUCRS. Depois de muito tempo, consegui treinar todos os dias desta semana. O fato de estar de férias acabou ajudando bastante. Mas posso dizer que foi uma vitória. A sensação de dever cumprido é muito compensadora. Persistir é fundamental.
Na quinta-feira (1), gravamos o episódio em que vamos viver um dia de jogador de futebol com a turma da Orlando City Soccer School comandada pelo professor Andersen Schimuneck. Nos divertimos muito e aprendemos fundamentos importantes da bola com os alunos da escolinha.
Primeiro, trabalhamos a área física na academia. Treino puxado. Depois, fomos para o gramado do estádio da PUCRS. Rolou até uma pelada, decidida apenas no golden gol. Minha principal função como capitão da equipe sem coletes foi fazer uma marcação cerrada na Alice. Como atacante, ela não se criou. Convido a todos para acompanhar esse episódio na terça-feira (6) na telinha da RBS TV. Imperdível.