Roger Machado chega para fazer alterações importantes no time do Grêmio. É o profissional capaz de promover uma ruptura. Caso contrário, não haveria necessidade a saída de Vagner Mancini. Por isso, vai ter mudança. Com certeza, era preciso oxigenar o ambiente. A longo prazo, a pressão seria gigante contra o treinador que não conseguiu salvar o clube do rebaixamento no ano passado.
O principal problema crônico a ser atacado pelo novo comandante é acertar a movimentação do meio-campo. Acabar com a lentidão e qualificar o passe na saída de bola. Por isso, aposto que Thiago Santos e Lucas Silva não serão mais a dupla de volantes. Pelo histórico de gostar de trabalhar com jogadores jovens, Fernando Henrique pode ter uma oportunidade.
Roger Machado terá dois desfalques graves no começo. Ferreira, o protagonista do time, e Benítez estão fora de combate por problemas físicos. Aliás, o argentino já começa a demonstrar dificuldades com a sequência de jogos, antes apresentada em Vasco e São Paulo. Nicolas deve ter continuidade na lateral esquerda. Óbvio que Roger vai precisar de tempo para implantar suas ideias. Será uma nova pré-temporada no Grêmio.