Douglas Costa é página virada no Grêmio. Contratado para ser o grande protagonista dentro das quatro linhas, o meia-atacante foi assunto somente fora delas. Ele apenas confirmou o histórico de lesões que marcaram os últimos momentos da sua carreira na Europa. Muitas atitudes, durante o retorno para Porto Alegre, demonstraram que o atleta vive em um mundo paralelo, mostrando descompromisso quando o Tricolor mais precisava dele.
Com o rebaixamento para a Série B, o custo de Douglas Costa ficou fora dos padrões viáveis para o clube. Custo-benefício altíssimo. A realidade mostrou um desempenho fraco do ex-camisa 10 em campo. Marcou apenas três gols em 28 partidas.
Com ele em campo, o time gremista teve somente oito vitórias na temporada passada. Na sua chegada, considerei uma grande contratação, que poderia mudar o Grêmio de patamar técnico. Mas, na prática, a passagem de Douglas Costa pelo Tricolor foi um fracasso. Agora, com o fim da relação, o destino do jogador deve ser na liga dos Estados Unidos.