Grêmio e Douglas Costa acertaram a rescisão de contrato entre clube e jogador nesta sexta-feira (21). Nos oito meses em que permaneceu na equipe nesta segunda passagem, o meia-atacante soma 28 jogos, com apenas três gols e duas assistências em 1.858 minutos em campo — participou diretamente de um gol a cada 371 minutos.
Além dos números dentro de campo, Douglas Costa voltou a sofrer com um problema que enfrentou ao longo dos últimos anos: as lesões. Foram três em 2021 com a camisa gremista, que o deixaram de fora de 10 jogos. Nas cinco temporadas anteriores, por Bayern de Munique e Juventus, já haviam sido incríveis 13 lesões, com mais de 70 jogos ausente por conta dos problemas clínicos.
Os únicos títulos do Grêmio na temporada passada foram o Gauchão e a Recopa Gaúcha, ainda antes da estreia de Douglas Costa. Portanto, o atleta não levantou nenhuma taça com a camisa gremista. Para piorar, não conseguiu evitar o terceiro rebaixamento da história do clube.
Aliás, o desempenho do time com ele em campo também foi ruim. Nos 28 jogos em que atuou, foram apenas oito vitórias, seis empates e 14 derrotas — 35,7% de aproveitamento.
Portanto, Douglas Costa deixa o Grêmio sem ter correspondido às expectativas. De chegada como a grande contratação do futebol brasileiro, ao adeus como umas das maiores decepções da história tricolor.
Os números de Douglas Costa nesta passagem pelo Grêmio:
- 28 jogos
- 1.858 minutos (equivalente a 20,6 jogos completos)
- 3 gols
- 2 assistências
- 3 lesões (todas musculares)
- 8 vitórias
- 6 empates
- 14 derrotas
- 35,7% de aproveitamento
- Nenhum título