O casamento entre Douglas Costa e Grêmio está perto de um divórcio amigável. A figura de linguagem não poderia ser outra, em função das seguidas festas matrimoniais adiadas pelo jogador, para definir o fim da passagem de oito meses do atleta pela Arena. Com oferta da Major League Soccer (MLS) em mãos, o empresário Junior Mendonza desembarcou em Porto Alegre, contatou a diretoria gremista e deu início ao desligamento do camisa 10. Os detalhes estão sendo definidos, mas há um acordo para que o atleta dê adeus ao Tricolor.
As tratativas foram iniciadas ainda na reapresentação do elenco para a pré-temporada, no dia 10 de janeiro. Na ocasião, o presidente Romildo Bolzan Júnior comunicou ao agente de Douglas Costa sobre as dificuldades financeiras que o clube teria para honrar os valores do contrato e pedindo que se encontrasse uma saída a quatro mãos. Nesta quinta- (20), Mendonza deu retorno a Bolzan, acenando com uma oferta do futebol dos Estados Unidos — o Los Angeles Galaxy, que já havia enviado emissários ao Brasil, é o provável destino.
Com as duas partes interessadas no rompimento, a situação avançou. Afastado do convívio de seus comandados por ter testado positivo para covid-19, o vice-presidente de futebol Denis Abrahão foi avisado por telefone de que o jogador estava deixando o clube.
Da mesma forma, a informação chegou ao técnico Vagner Mancini, que havia escalado o meia-atacante como titular na atividade da manhã, no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul. O passo seguinte foi do próprio atleta, que deixou o hotel, localizado na zona norte da Capital, onde o elenco está concentrado durante os trabalhos de pré-temporada.
Conforme apurou GZH, ainda faltam as assinaturas para oficializar o desligamento. Porém, já ficou acertado que o clube gaúcho pagará de forma parcelada os valores em atraso referentes à última temporada e os dias trabalhados em 2022. As cifras ainda são mantidas sob sigilo.
Os demais trâmites burocráticos envolvem a questão contratual, já que Douglas Costa estava emprestado ao Grêmio pela Juventus até junho deste ano, quando o vínculo se renovaria de forma automática até dezembro de 2023. A saída encontrada é devolvê-lo ao time da Itália para que, posteriormente, possa enfim viajar aos Estados Unidos, onde dará continuidade a sua carreira.
Em oito meses na Arena, o camisa 10 disputou 28 partidas, tendo anotado somente três gols.