Depois de 10 confrontos, o Grêmio voltou a vencer o Flamengo. Resultado muito justo no Maracanã. O Tricolor provou que ninguém é imbatível. Futebol se decide em campo, 11 contra 11. Com uma estratégia cirúrgica, Luiz Felipe Scolari conseguiu amordaçar o time de Renato Portaluppi. Foi fundamental a manutenção do trio Thiago Santos, Lucas Silva e Villasanti. Com solidez na marcação do meio-campo, a defesa o Grêmio conseguiu segurar o ímpeto ofensivo do rubro-negro tendo Ruan e Rodrigues na zaga. Os guris tiveram uma atuação irrepreensível. Destaque também para Vanderson. Bem no ataque e na defesa.
No final do primeiro tempo, o Tricolor saiu na frente no marcador. Após uma assistência perfeita de Ferreira, a bola encontrou Borja para meter na rede de cabeça. Os outros bons momentos do Grêmio na etapa inicial também foram com o colombiano. Ele tem mostrado que pode ser o grande personagem na retomada gremista no Brasileirão. E Borja ainda acabou perdendo um pênalti, que poderia ter ampliado o placar final para o 2 a 0.
Em desvantagem no marcador, na etapa final, Renato empilhou homens na frente. Como ocorre na maioria das vezes. não adiantou absolutamente nada. O controle do jogo esteve sempre com a equipe gremista. No final de tudo, a vitória sobre o poderoso e arrogante Flamengo foi um forte presságio positivo para a salvação do Tricolor.