O palco foi o Maracanã. O Grêmio ganhou do Flamengo quando ninguém esperava. E deu pra ver alguma coisa daquilo que o Tricolor nos acostumou ao longo de mais de um século nos gramados do mundo. Felipão deu de goleada em Renato. O time carioca não conseguiu nenhum chance real de gol.
A implacável marcação do time do Felipão tirou qualquer possibilidade de ataque dos flamenguistas. Ferreirinha fez um cruzamento genial, de quem tem alta técnica, e Borja pulou entre os zagueiros para fazer um gol. Depois desperdiçou um pênalti, que não fez falta porque o Flamengo parou completamente na marcação gremista. Este é o Grêmio. Pode perder, claro, mas precisa ter um comportamento grande.
Foi um novo Grêmio, distante daquele time que nos assustava pela baixa qualidade e o caminho inexorável na direção do rebaixamento. Mesmo que não tenha saído do Z-4, fica claro que a vitória traz muito mais do que três pontos. Traz tranquilidade, porque esta é a vitória que o Grêmio precisava. Quem passava muito trabalho contra times ruim é quem recupera seu raciocínio de grandeza.
Eu vi o Grêmio que acompanho há quase 50 anos por todos os continentes. Não se pode mais desconfiar. O Grêmio seguirá na Série A. Vitórias deste tamanho são históricas. Parabéns, Grêmio.