A terceira partida entre Grêmio e Flamengo em um intervalo de 25 dias terminou com um final feliz para o Tricolor. O 1 a 0 com gol de Borja neste domingo (19), pela 21ª rodada do Brasileirão, veio graças a mudanças na escalação do técnico Felipão. O treinador escalou o time titular depois de poupar os principais jogadores no meio da semana, quando foi eliminado da Copa do Brasil no mesmo Maracanã para os cariocas.
— As mudanças que fizemos hoje (domingo), algumas deram muito bom resultado. Aqueles resultados da Copa do Brasil fizeram com que hoje mudássemos a postura, o olhar, em todos momentos. E nos deu confiança para o futuro. Para aquele trabalho realizado no dia a dia, onde notamos que os jogadores estão progredindo em alguns aspectos, melhorando em coisas que antes não faziam porque não eram exigidos — comentou o técnico, em entrevista coletiva após a vitória.
O Grêmio alcança os 22 pontos e a 17ª colocação da tabela, apenas a um ponto do Juventude, primeiro fora do Z-4. O crescimento se deu a partir da chegada de Felipão: desde a estreia no Gre-Nal em 10 de julho, foram seis vitórias, dois empates e três derrotas. O aproveitamento do time sob comando dele na competição é de 60,6%. Os números, para o treinador, não são o principal destaque de seu trabalho diário.
— Quando assumi, o Grêmio tinha 2 pontos. Mesmo se o Grêmio tivesse 30, eu faria o mesmo. O mérito não é só meu, mas também é dos atletas que entenderam que precisávamos mudar atitude e entender algumas características. Se hoje tivéssemos empatados e estivéssemos com 20 ou 21 pontos, eu ainda estaria feliz porque estaria dentro do planejado para o primeiro turno — reconheceu.
A próxima partida gremista está marcada para o próximo domingo (26), contra o Athetico-PR, em Curitiba.
Os números de Felipão com o Grêmio no Brasileirão
11 jogos
6 vitórias
2 empates
3 derrotas
60,6% de aproveitamento