As bolinhas do sorteio da Libertadores deram um sorriso amarelo para o Grêmio. A largada, entre os dois jogos numa possível final do Gauchão, será contra o The Strongest, em La Paz. Depois, recebe o Huachipato, do Chile, e fecha o turno contra o Estudiantes, em La Plata, atual campeão da Copa Argentina e que vinha de 16 jogos invicto até perder a Supercopa Argentina para o River, na semana passada. No returno, abre contra o Huachipato, em Talcahuano, e fecha a fase em casa contra Estudiantes e The Strongest.
O Estudiantes é o grande adversário nesta chave. Pela tradição e pelo momento de crescimento do clube desde a reinauguração do Uno y 57, como é chamado o Estádio Jorge Hirsch. No lugar daquele estádio precário onde foi a Batalha de La Plata, em 1983, Juan Sebastián Verón, o ídolo, histórico e presidente, ergueu um caldeirão moderno, com 32,5 mil lugares. Eduardo Domínguez, aquele técnico que levou o Colón à final da Sul-Americana e esteve nos planos do Inter, faz um trabalho que completou um ano no último dia 6. Enzo Pérez, ex-River, é o grande líder deste time. Ascacíbar, meio-campista formado no clube e que voltou depois de passagem pela Europa, é outro nome de referência.
O Estudiantes viveu no último domingo uma comoção. No jogo contra o Boca, o meia chileno Javier Altamirano teve uma convulsão e precisou ser levado às pressas para o hospital, em estado grave. O jogo foi suspenso, sem data para ser retomado. Depois de exames, o diagnóstico foi de uma trombose no cérebro.
O The Strongest é o atual campeão boliviano, apesar de todo o investimento do Bolivar. Porém, o técnico argentino Pablo Lavallen está a perigo, cobrado pelas oscilações do time. Em seis jogos, são três vitórias, duas derrotas e um empate. Uma das derrotas foi a goleada de 5 a 1 San Antonio. A outra, 2 a 0, para o Real Tomayapo, rival do Inter na Sul-Americana. Nem mesmo a vitória, na semana passada, sobre o Bolívar, acalma o ambiente. O futuro de Lavallén será definido agora, na data Fifa. Enrique Trivério, centroavante argentino que enfrentou o Grêmio pelo Toluca, na Libertadores, é o grande nome do time.
O Huachipato é o atual campeão chileno, mas o time perdeu muitas peças. A principal delas, o goleador, o meia uruguaio Montes. O time é treinado pelo argentino Javier Sanguinetti. O time manda seus jogos no Estádio CAP-Acero, em Talcahuano, ao sul de Santiago. Tudo no clube gira em torno da CAP, dona do clube e principal grupo siderúrgico do Chile.