Faltando ainda duas rodadas para o final da fase classificatória da Copa da Liga Argentina, o cenário do momento é de gigantes disputando a Sul-Americana em 2024. Apesar do River Plate, campeão do Torneo de la Liga Profesional, já ter se classificado à Libertadores do ano que vem, a tendência é de que o rival Boca Juniors jogue a competição secundária do continente.
Vice-campeão da América neste ano, o Boca recuperou um jogo atrasado pelo campeonato argentino, contra o San Lorenzo, nesta quarta-feira (8), mas ficou apenas no empate em 1 a 1. Com isso, ficou muito difícil de alcançar as quatro primeiras posições — que levam os times para a próxima fase da competição nacional. Antes do confronto com o time do Papa, os xeneizes estão na 12ª posição de seu grupo. Se vencerem, chegarão no máximo a 8ª.
Um outro caminho para o Boca Juniors seria ganhar a Copa Argentina, a Copa do Brasil de lá. A equipe de Cavani e cia encara o Estudiantes na semifinal. O outro confronto será entre Defensa y Justicia e San Lorenzo.
As outras três vagas na Libertadores saem da tabela anual. Eu sei, é complicado de entender, mas o campeonato é dividido em duas fases, semelhante aos tradicionais "Apertura" e "Clausura". O primeiro, é jogado em pontos corridos e denominado como Liga Profissional — conquistada pelo River. O segundo é a Copa da Liga, ainda em disputa.
A duas rodadas do final da Copa da Liga, Talleres, Godoy Cruz e Rosario Central são times emergentes que podem pintar na Libertadores 2024.
O quadro de hoje mostra Defensa y Justicia, Estudiantes, San Lorenzo, Lanús, Boca e Racing na Sul-Americana. Ou seja, há grandes chances de a Sula ter "hermanos" de peso. O Boca, para entrar no G-4 e continuar sonhando com Libertadores, terá de ganhar os três jogos e secar cinco adversários.
As vagas dos argentinos para competições continentais de 2024
Libertadores
- Campeão da Liga Profissional (River)
- Campeão Copa de la Liga
- Campeão da Copa Argentina
- Os três melhores da tabela anual
Copa Sul-Americana
- Os seis melhores da tabela geral, excluindo quem estiver na Libertadores