Sem alarde, Fernando Diniz começa a dar feições para a Seleção Brasileira deste novo ciclo de Copa. Na lista apresentada nesta segunda-feira (6), são apenas 10 remanescentes dos 26 levados por Tite à Copa do Catar. Inclui-se nessa cota o quarteto Alisson, Ederson, Marquinhos e Gabriel Jesus, os veteranos dessa turma, já que estiveram já na Rússia, em 2018. Os nomes do meio para a frente são os que mais denotam a renovação.
Sem Casemiro e Neymar, lesionados, Diniz promoveu a volta de Douglas Luiz, destaque há três temporadas no Aston Villa, e surpreendeu com os nomes do ataque. Rodrygo foi listado como meia, o que mostra que será ele o substituto de Neymar nesse período de recuperação da cirurgia no joelho.
A partir daí, chamou Endrick, que começa aos 17 anos sua trajetória na Seleção, Pepê, ex-Grêmio, João Pedro, cria de Xerém e figura na Inglaterra, onde acabou de trocar o Watford pelo Brighton, o clube sensação da Premier League. Completa a lista, Paulinho, destaque do Atlético-MG no Brasileirão.
O que chama a atenção nos oito atacantes é a média de idade, de 23,1 anos. Endrick, caçula com 17 anos, colabora, mas não é decisivo. Os mais velhos são Raphinha, Pepê e Jesus, todos com 26 anos. Gabriel Martinelli e João Pedro têm 22 anos e Vinicius Junior e Paulinho, 23.
Podemos acrescentar ainda nesta lista de gurizada Rodrygo e André, de 22 anos, e Gabriel Magalhães, Lodi e Douglas Luiz, de 25, além de Carlos Augusto, de 24. Ou seja, a renovação na Seleção Brasileira foi deflagrada. Os únicos trintões são Alisson, 31 recém feitos, e Ederson, 30.