Valeu pela vitória, com o gol nos acréscimos recompensando todo o esforço. Valeu pelos pontos que exigem a cartilha da classificação, de vencer em casa. Valeu também pelos US$ 300 mil no bolso, o prêmio pago pela Conmebol para quem ganha jogos na fase classificatória. Paramos por aí.
Há um estado de alerta constante no Inter que precisa ser observado. Seja contra adversários mais fortes, como Grêmio e Fortaleza, seja contra rivais de nível técnico mais baixo, como CSA e esse Metropolitanos, o Inter sofre. Falta a naturalidade que faz o jogo fluir.
O Inter faz um esforço tremendo para jogar. E cada vez parece mais distante do time que acelerou no Brasileirão de 2022 e acabou o ano prometendo dar o salto. O que se vê é o contrário, um time enraizado em uma ideia de jogo que parece amarrar qualquer tentativa de voo. Acrescente nos ombos de cada jogador a pressão de quem, há 12 anos, busca um título de expressão. E a sete, qualquer título.
Voltando à ideia de jogo, o Inter foi prudente demais contra um adversário que veio ao Brasil para resistir apenas. Mano Menezes espetou Wanderson e Pedro Henrique, fixou Luiz Adriano e posicionou Alan Patrick atrás dele. Porém, o time ficou compartimentado.
Havia uma linha de quatro marcadores atrás, Baralhas e Johnny no meio. Eram cinco, por vezes, seis jogadores para dar a saída de trás. Muita gente atrás, menos gente na frente. É matemática.
Com menos jogadores à frente da linha da bola na origem, a solução vinha através das jogadas individuais. Quando Pedro Henrique, Wanderson e Alan Patrick tinham vitórias sobre os marcadores, sempre havia perigo. Foram sete finalizações a gol e 14 para fora, incluíndo duas bolas no poste. Só que, muitas vezes, principalmente, no segundo tempo, essas vitórias pessoais não vieram.
Por isso, conforme o Footstats, foram 52 cruzamentos para a área, sendo 13 deles certos apenas. O equivalente a 25%. Muita bola na área, tensão subindo nas nuvens e, no final, o gol salvador de Alemão. O alívio e a festa, no entanto, não esconderam as dificuldades técnicas para ganhar dos venezuelanos.