O Grêmio fez uma consulta pelo meia Matheuzinho ao Ypiranga. As boas atuações do jogador no Gauchão, principalmente, no jogo de ida, em Erechim, despertaram a atenção da direção. Nenhuma proposta foi apresentada. A abordagem se resumiu à situação contratual de Matheuzinho e sobre seu dia a dia no Ato Uruguai.
O meia-atacante tem 25 anos e chegou ao Ypiranga em outubro, depois de participar da campanha do Caxias até as quartas de final da Série D. Formado na base do Figueirense, o catarinense de 1m65cm chegou ao Centenário em 2020 e atuou por três temporadas na Serra. Além do Figueirense, teve passagem pelo Hercílio Luz. Matheuzinho tem contrato com o Ypiranga, com multa rescisória prevista. Versátil, pode tanto jogar pelo lado quanto pelo meio.
Além do Grêmio, clubes como Ituano e Vitória também fizeram consultas sobre a situação do meia. O Ypiranga, aliás, passa pelo mesmo processo de 2022, quando a boa campanha no Gauchão atraiu interesse por vários jogadores. Erick, goleador do time, teve consultas de Avaí, Vitória, Ituano e Ceará. Seu contrato, assim como o de Matheuzinho, prevê pagamento de multa. O lateral Gedeílson, no entanto, está de saída. Jogará a Série B pelo ABC, de Natal.
O lateral Ivan, ex-Caxias, já foi contratado para o seu lugar. Para a Série C, chegaram também o centroavante Rubens, ex-Tombense e São Bento, e o zagueiro Heitor, que disputou o Mineiro pelo Pouso Alegre.