O Grêmio caiu fora da Copa SP no sábado (14). Vencia por 2 a 0 e levou a virada. Guinadas que são comuns em jogos de categorias de base, de jogadores ainda em formação, em fase de aprendizagem. A eliminação, e aqui está o ponto central, não significa fracasso ou descarte imediato de quem esteve lá em São Paulo.
Pelo contrário. Mesmo saindo na terceira fase da Copinha, o Grêmio mostrou bons valores. Zinho, 19 anos, foi quem melhor aproveitou a vitrina dos jogos em gramado enlameado em Franca. Extrema rápido, de drible em velocidade e com potencial para dar sequência na linha de montagem de jogadores dessa característica que o Grêmio vem lançando desde 2016, Zinho precisa ser melhor observado por Renato logo ali na frente.
Gaúcho de Lajeado, o guri chegou ao Grêmio para jogar nas escolinhas, no Cristal. Passou por todas as categorias sempre com status de promessa. Tanto que assinou contrato até o final de 2024, com multa para o Exterior estipulada em 50 milhões de euros. O Grêmio é dono de 90% dos direitos, e ele, 10%. Ou seja, trata-se de um caso raro nos clubes grandes nos dias de hoje, de ser dono de quase a totalidade de uma joia da base.
Além de Zinho, há outros nomes para ficar de olho. O zagueiro canhoto Viery, 18 anos, recém chegou ao sub-20. No meio, os dois volantes são nomes que merecem olhar atento. Milla, gaúcho de Três Passos, 19 anos, e que foi emprestado ao São Luiz para o Gauchão 2022, tem bom passe e entedimento do lugar. Hiago, 18 anos, tem força e boa chegada à frente, O segundo gol contra o Athlético-PR é prova disso. O guri foi descoberto aos 16 anos, em um torneio, quando atuava pelo Boavista-RJ. Ele é filho do lutador de MMA Thiago Marreta e já renovou o contrato até o final de 2025.
Um quarto nome, possivelmente, já poderá ser observado neste ano no Grêmio ou emprestado para ganhar rodagem. Trata-se de Rubens, 20 anos a serem completados em março. Extrema pela direita, de bom ímpeto e driblador, seria integrado ao grupo principal em 2022, mas sofreu lesão no joelho e perdeu espaço. Voltou à base e, agora, encerrou sua passagem pelo sub-20 com uma boa Copinha.