O Grêmio saberá nesta segunda-feira (16) se Renato Portaluppi terá força máxima para a estreia na temporada. Para contar com todos os reforços contratados à disposição, os jogadores precisam ter seus contratos publicados no Boletim Informativo Diário (BID), da CBF. A expectativa é de que a burocracia esteja solucionada para todos os atletas, e que o time para enfrentar o São Luiz nesta terça-feira (17), às 19h30min, conte com as caras novas buscadas para 2023. O prazo para a regularização dos jogadores na CBF é as 19h, quando o expediente na entidade é encerrado.
Até o momento, o Grêmio registrou três novos contratos de seus jogadores: Everton Galdino, Gustavinho e Diego Souza. Restam ainda Fábio, João Pedro, Kannemann, Reinaldo, Pepê, Carballo, Cristaldo e Luis Suárez terem seus vínculos registrados. E o departamento jurídico do clube trabalha para que todos estejam regularizados. Por conta da burocracia envolvida no processo, a inscrição dos estrangeiros é um pouco mais complexa.
Dos 20 clubes da primeira divisão, apenas quatro conseguiram inscrever atletas que não são brasileiros até a última sexta-feira. O América-MG regularizou Martin Benítez, que veio em definitivo do Independiente-ARG. O Bahia acertou com Nicolás Acevedo, emprestado pelo New York City. O Corinthians teve Ángel Romero, que estava no Cruz Azul, liberado. E o Cuiabá completa a lista, com Pablo Ceppelini e Isidro Pitta.
A escalação possível com jogadores regularizados até a última sexta-feira tem Brenno; Thaciano, Bruno Alves, Natã e Diogo Barbosa; Villasanti, Bitello, Gustavinho, Campaz e Ferreira; Diego Souza
Se todos os reforços estiverem liberados, Renato Portaluppi terá de cortar um dos estrangeiros da relação. Só é permitida a utilizada de cinco jogadores de fora do Brasil por partida. A tendência é de que Carballo e Cristaldo disputem um lugar entre os relacionados, com vantagem para quem estiver melhor fisicamente.
A versão de time titular do Grêmio com força máxima tem Brenno; Fábio, Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Pepê, Campaz, Bitello e Ferreira; Luis Suárez.