O Grêmio está eliminado da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Jogando no Estádio Lanchão, em Franca, o Tricolor foi superado de virada pelo Athletico-PR pelo placar de 3 a 2 e está fora da competição. Os gols gaúchos foram marcados por Rubens, aos 24 minutos, e por Hiago, aos 38 minutos do primeiro tempo. A equipe paranaense diminuiu o placar com Juninho, convertendo pênalti aos 46 minutos. Na segunda etapa, o Furacão marcou com Juninho aos 18 minutos e João Victor, seis minutos depois, sacramentando a derrota gremista no interior paulista.
O próximo adversário do Athletico-PR será o Floresta-CE, que derrotou o Avaí neste sábado por 2 a 1, em Jaú. A partida da próxima fase não tem data definida ainda.
O técnico Luis Eduardo começou com: Arthur, Cristiano, João Pedro, Viery e Wesley Costa; Mila, Hiago e Kauan Kelvin; Zinho, Rubens e Pedro Clemente.
Mesmo com um gramado bastante acidentado, o Tricolor foi quem começou a dar as cartas na partida. Logo aos 7 minutos do primeiro tempo, Rubens fez ótima jogada individual pelo lado direito do campo e, mesmo marcado, soltou uma bomba assustando o goleiro Gabriel Pereira.
O Grêmio seguiu pressionando no campo do Athletico-PR. E o primeiro gol saiu aos 24 minutos com Rubens, aparando um belo cruzamento de Zinho, do lado esquerdo da área atleticana. Sentindo que os gaúchos estavam melhores no jogo, o time de Curitiba tentava se defender colocando todos os jogadores atrás da linha da bola. Em meio a pressão do Grêmio, saiu o segundo gol do jogo, aos 38 minutos.
Vestindo a camisa 8 do Tricolor, numa bola espirrada pela zaga do Athletico-PR, o meia Hiago experimentou uma bomba de fora da área que foi direto no ângulo direito da meta paranaense, sem chances para o goleiro. Quando o jogo se encaminhava para o intervalo, o árbitro Fagson dos Santos Silva marcou, aos 46 minutos, um pênalti para o Furacão. Juninho bateu forte no lado direito de Arthur, diminuindo o placar para 2 a 1.
O Grêmio voltou para a segunda etapa desnorteado, até parecia que tinha ido para o vestiário perdendo. Se aos 10 minutos Athyrson quase fez um gol antológico, acertando um voleio que passou raspando a trave de Arthur, Juninho não perdeu a chance de empatar aos 18 minutos.
Um chute perfeito, forte, sem nenhuma chance de alcance para o goleiro gremista. Era o segundo gol do Athletico-PR, que começou a cheirar a virada nos lances seguintes, com a equipe paranaense jogando os gaúchos para a defesa.
Aos 24 minutos, o que parecia impossível aconteceu. Bem posicionado no ataque do Grêmio, o volante João Vitor recebeu um passe açucarado no lado direito da grande área de Arthur, e, aproveitando o espaço dado pela zaga, mandou um chute rasteiro forte no canto da meta Tricolor. Foi o último suspiro do Grêmio na Copinha 2023.