As chances de Johnny de jogar a Copa do Catar começam a ser jogadas nesta sexta-feira (23), contra o Japão. Na verdade, começaram mesmo na segunda-feira (19), quando ele desembarcou em Colônia, uma das mais importantes cidades alemãs.
Para quem cada minuto na seleção dos EUA tem valor de ouro, chegar cedo foi um grande lance. Johnny estava no primeiro treino, na segunda-feira, realizado sem uma parte de grupo. A definição do time ainda é um mistério. Porém, os repórteres que acompanham a USMNT (United States Mens National Team) apostam que o técnico Greg Berhalter aproveitará o amistoso desta sexta-feira e o de terça-feira (27), contra a Arábia Saudita, para avaliar jogadores que ainda estão na luta por um lugar entre os 26.
Esse é o caso de Johnny. Ele foi chamado para substituir uma das revelações norte-americanas, Yunus Musah. Aos 19 anos, filho de ganenses nascido em Nova York, Musah fez sua formação no Arsenal, no qual chegou aos 12 anos. Fez parte das seleções de base da Inglaterra, da sub-15 até a sub-18. Chegou a ser capitão em algumas delas. Porém, em 2020, o "wonderkid" (garoto maravilha) trocou o Arsenal pelo Valencia, e a seleção inglesa pela principal dos EUA.
Meia central, ele divide holofotes na seleção com Pulisic, do Chelsea, e Weston McKennie, da Juventus. Não é com ele, portanto, que Johnny disputa lugar. Os concorrentes são Luca de la Torre, 24 anos, recém comprado pelo Celta, e Malik Tillman, 20, do Rangers, da Escócia.
É no momento desses dois jogadores que reside a chance de Johnny de jogar a Copa. La Torre jogou apenas três vezes com Coudet e tem média de 10 minutos por partida. Tillman recebeu um alerta de Berhalter depois das atuações apagadas contra Ajax e Celtic, de que "precisa elevar seu nível".
Assim, Johnny começa a jogar suas fichas nesta sexta-feira. Berhalter costuma usar um 4-3-3, mas não se descarta que adote um 4-2-3-1 contra os japoneses, me assopra aqui o colega Henrique Riffel, da RBS TV e que acompanha de perto os esportes americanos. Incluindo o futebol, por onde Johnny pode chegar ao Catar.