Neste cenário em que precisa sair do Z-4 do Brasileirão e afastar-se a sombra do rebaixamento, o Grêmio vê a Sul-Americana perder, outra vez, hierarquia em seu calendário. O que é acompanhado de perto pela LDU e pelos equatorianos.
Nesta segunda-feira (5), a queda de Tiago Nunes e a quinta derrota gremista no Brasileirão foram manchete no site do jornal El Comércio, o principal do Equador. Há uma aposta alta de que a LDU possa se recuperar do vexame de cair na primeira fase da Libertadores e engatar, a partir dos mata-matas da Sul-Americana, uma recuperação de uma temporada que começou cheia de expectativas e acabou o semestre com fracassos.
A LDU está fora da disputa do título da primeira fase da Liga Pro, como é chamado o campeonato do primeiro semestre. Emelec, Barcelona e Del Valle peleiam pela taça. A LDU acabou de conquistar a Supercopa, ao ganhar do Barcelona e aposta alto na Sul-Americana e no Clausura — precisa ganhá-lo para disputar, pelo oitavo ano seguido, a final do nacional.
Pablo Repetto, que estava havia quatro anos como técnico, acertou sua saída. O clube buscou para o seu lugar Pablo Marini, 52 anos, e que comandava o Montevideo City Torque, clube do Grupo City. Marini chega para dar à LDU um jogo ofensivo e propositivo. Sua estreia será neste fim de semana. Cristian Borja, ex-Inter, Caxias e Flamengo, está de saída do clube. Ele era o goleador do time.