Thiago Gomes, técnico da transição que deve receber sequência comandando o time principal do Grêmio enquanto a direção não encontra um substituto para Tiago Nunes, já treinou a equipe em quatro oportunidades na atual temporada. E não perdeu. Foram dois jogos pelo Gauchão e outros dois pela Copa Sul-Americana, com duas vitórias e dois empates.
Em 16 de abril, depois que Renato Portaluppi e a comissão foram demitidos, após a eliminação na preliminar da Libertadores, Thiago comandou o Tricolor no empate em 0 a 0 com o Caxias pela primeira fase do Gauchão. Dois dias depois, o time venceu o Novo Hamburgo por 3 a 1, e na sequência bateu o La Equidad, da Colômbia, pela Sul-Americana, por 2 a 1.
O jogo seguinte foi o da última rodada do Gauchão, com Tiago Nunes estreando com vitória sobre o Ypiranga. Na semana seguinte, Thiago Gomes voltou à casamata para encerrar a participação gremista na primeira parte da Sul-Americana. O empate em 0 a 0 com o La Equidad confirmou o Grêmio com a melhor campanha entre os oito campeões de grupos classificados.
Caxias 0 x 0 Grêmio - 16/4
A estreia de Rafinha, contratação pedida por Renato, aconteceu sob comando de Thiago Gomes. O lateral fez sua primeira partida pelo Tricolor já como capitão da equipe. Jean Pyerre recebeu chance no meio, e Pepê, no ataque. O time também teve: Brenno; Rafinha, Ruan, Paulo Miranda e Felipe; Thiago Santos (Lucas Silva), Darlan, Ferreira, Jean Pyerre e Pepê (Léo Chú); Ricardinho (Elias).
Grêmio 3 x 1 Novo Hamburgo - 18/4
A vitória dos comandados por Thiago Gomes devolveu o Grêmio à liderança da tabela do Gauchão. Jean Pyerre, novamente titular, dessa vez balançou as redes. Diego Souza marcou os outros dois. Gomes utilizou Brenno; Vanderson (Rafinha, 25/’2ºT), Ruan, Rodrigues e Cortez; Thiago Santos (Victor Bobsin, 25/’2ºT), Matheus Henrique; Alisson (Lèo Pereira, 43’/2ºT), Jean Pyerre (Pepê, 20’/2ºT) e Ferreira (Léo Chú, 20’/2ºT); Diego Souza.
Grêmio 2 x 1 La Equidad - 22/4
A estreia do Grêmio na Copa Sul-Americana já tinha Tiago Nunes contratado e anunciado, porém no camarote e não no campo. Na casamata, Thiago Gomes comandou a equipe na segunda vitória seguida, novamente com Jean Pyerre titular e com gol de Diego Souza. Paulo Miranda complementou o placar. O Tricolor jogou com Brenno; Rafinha, Ruan, Rodrigues e Cortez; Thiago Santos (Bobsin, 42'/2ºT) e Matheus Henrique; Alisson (Léo Pereira, 30'/1ºT), Jean Pyerre (Paulo Miranda, 29'/2ºT) e Ferreira (Léo Chú, 42'/2ºT); Diego Souza (Lucas Silva, 42'/2ºT).
La Equidad 0 x 0 Grêmio - 27/5
A última rodada da Sul-Americana foi de descanso e treino em Porto Alegre para o time principal de Tiago Nunes. Gomes era o responsável por escalar e comandar a equipe de garotos que o Grêmio mandou para a Colômbia apenas para cumprir tabela. A delegação voltou de lá com um ponto na bagagem e confirmou a melhor campanha da primeira fase do torneio. A escalação tinha Gabriel Chapecó; Mateus Sarará, Heitor, Emanuel e Jhonata Varela; Fernando Henrique (Thayllon, 35’/2º); Guilherme Azevedo, Bitello, Bobsin, Vini Paulista; Elias (Rildo, 28’/1ºT).
Números de Thiago Gomes no comando do Grêmio em 2021
4 jogos
2 vitórias e 2 empates
5 gols feitos / 2 gols sofridos
Números de Thiago Gomes na transição desde 2018
81 jogos
46 vitórias
19 empates
16 derrotas