O Independiente del Valle fez, no sábado, o primeiro jogo em seu novo estádio, o Banco Guayaquil. Não se tratou da inauguração oficial. Isso será feito mais adiante, possivelmente, em setembro. Isso porque o clube apenas finalizou a primeira das três etapas da obra. O estádio é o primeiro no Equador a nascer com os naming rights já negociados.
Foi erguido dentro do Centro de Alto Rendimento, o CT do clube. Inicialmente, foram abertas para uso apenas a tribuna, na qual estão instaladas cabines de imprensa e, sob ela, vestiários e sala de imprensa.
A segunda fase, prevista para julho, terá a arquibancada sul, a finalização da fachada, sala de operações de TV e entrega da metade das 1,5 mil vagas de estacionamento. A última etapa consistirá na tribuna do lado oposto às cabines, o museu do clube e a iluminação, que permitirá receber jogos noturnos a partir de 2022.
O estádio terá capacidade para 12 mil pessoas. O valor investido na nova casa não foi revelado, mas terá um aporte significativo do banco parceiro. No jogo, o Del Valle venceu por 2 a 0 ao Delfín. Foi a terceira vitória seguida no Equatorianão.
O português Renato Paiva mandou a campo time misto. Coube ao meia argentino Lorenzo Farevelli o primeiro gol no novo estádio. O segundo, no final da partida, foi do paraguaio Brian Montenegro.
O jogo contra o Grêmio, no dia 7, será no Casablanca, casa da LDU, ou no Estádio Atahualpa.