O Grêmio ainda aguarda a definição da Conmebol para saber em quais datas enfrentará o Independiente del Valle pela terceira fase da Libertadores. As datas-base são das semanas de 7 e 14 de abril, com a primeira partida em Quito, no Equador, e a segunda em Porto Alegre, na Arena.
Sem contar com o capitão Pedro Geromel desde o Gre-Nal de 24 de janeiro, o Tricolor ainda não tem a data certa do retorno de seu camisa 3 aos gramados. No clássico, o zagueiro sofreu uma forte entorse no tornozelo esquerdo, com lesão nos ligamentos.
— Ele sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo e após os exames de imagem se evidenciou que houve uma lesão no ligamento deltoide, com uma ruptura de alto grau. E no complexo lateral do tornozelo, no ligamento talofibular anterior, ele também apresentou uma lesão — explicou o médico Márcio Dornelles, à época.
A previsão inicial de retorno às atividades era de seis a oito semanas. Dessa forma, no menor tempo ele estaria de volta no dia 7 de março, quando o Grêmio fez o segundo jogo final da Copa do Brasil contra o Palmeiras. No prazo máximo, a volta aconteceria no próximo dia 21 de março.
Porém, após realizar o trabalho de recuperação, que consistiu utilizar um imobilizador, muletas para tirar o apoio do tornozelo e sessões de fisioterapia diária em dois turnos, Geromel ainda não está liberado.
— Vai ser reavaliado na segunda-feira (22). Porém, pela gravidade da lesão, acho que vai mais tempo — disse o médico Paulo Rabaldo, em breve contato com a reportagem de GZH nesta quinta (18).
Segundo Rabaldo, o prazo de oito semanas pré-estabelecido seria para "cicatrização, e somente após esse tempo ele poderá começar com trabalhos mais fortes para compensar atrofia causada pela parada". O médico gremista esclarece que o jogador de 35 anos se sente bem, mas que a complexidade da lesão demanda esse maior período de recuperação.
Sem o seu principal zagueiro, Renato terá de escolher entre os jovens Rodrigues e Ruan e os experientes Paulo Miranda e David Braz para ser o companheiro de Kannemann para os duelos que irão definir se o Grêmio irá ou não disputar a fase de grupos da Libertadores.