O Grêmio incluiu Elias na lista dos 40 nomes da Libertadores. Foi uma das novidades de Renato ao lado de Jhonata Varela (volante), Jefferson (lateral), Vinícius Machado (goleiro) e Da Silva (centroavante). Elias começa a ganhar espaço porque encaminhou a ampliação do contrato. O vínculo atual vai até o final de janeiro de 2022. Havia alguns empecilhos na renovação, e o Grêmio decidiu firmar posição de não promover o guri, destaque do time na última Copa SP e goleador do time, com seis gols.
Elias completará 19 anos em novembro. Trata-se de um jogador de muita potência física e que pode jogar tanto pelo lado como mais centralizado no ataque. Trazido do Guarani em 2018, ganhou destaque na campanha em São Paulo. A temporada passada foi pontuada por lesões e que permitiram fazer apenas 16 jogos no ano inteiro.
O Grêmio trabalha firme para finalizar as negociações também com outros dois destaques da base, o volante Fernandinho, figura em seleções de base, e o meia Pedro Obermuller, campeão mundial sub-17 com o Brasil. Os dois estão em tratativas, mas ainda há obstáculos a serem superados. Ambos têm contrato até o final de 2021. A pressa do Grêmio é porque, em junho, eles poderão assinar pré-contrato. O plano é oferecer aos dois um vínculo de cinco anos.