Há uma explicação para a insistência da Juventus em contratar Arthur, mesmo com seus sinais claros de que deseja permanecer em Barcelona. O meio-campista criado no Grêmio é visto pelo técnico Maurício Sarri como uma nova versão do brasileiro Jorginho.
Pouco conhecido por aqui, o catarinense Jorginho, 28 anos, trocou Imbituba por Verona com 15 anos. Fez toda sua base no clube italiano e, em 2014, chegou ao Napoli. Ali conheceu Sarri e virou o centro do seu time, como o meio-campista responsável por começar as jogadas e conduzir o time à frente. Ganhou tanto destaque que chegou à seleção italiana. Quando trocou o Napoli pelo Chelsea, em julho de 2018, o técnico indicou Jorginho como sua primeira contratação. Um pedido atendido e que custou 60 milhões de euros. Na Inglaterra, ele seguiu como principal jogador do time.
Como o valor de Jorginho bateu nas nuvens, Sarri enxerga em Arthur as características para ter os demais jogadores orbitando em sua volta e capaz e fazer sua Juventus andar para a frente. Por isso, os valores de uma negociação, conforme a ky Sports italiana, girariam em 70 milhões de euros. Algo como um Jorginho para o Chelsea.