Preparador físico de Jorge Fossati no Inter, Alejandro Valenzuela ficou marcado na passagem em Porto Alegre por uma polêmica entrevista na qual admitiu a dificuldade dos jogadores em compreenderem o seu espanhol. No dia seguinte, assustado com a repercussão, Valenzuela recuou e negou suas declarações. O episódio enuviou a passagem por aqui de um profissional peculiar.
Depois que Fossati e sua trupe deixaram o Beira-Rio, espocaram histórias saborosas do seu preparador, que tinha hábitos curiosos, como abraçar os jogadores com força e apertá-los contra o seu peito, para que se energizassem. Há alguns dias, Valenzuela virou notícia no Uruguai, onde desfruta de grande cartaz, pela passagem por Peñarol e pela seleção.
Em quarentena em seu apartamento com vista para o Rio da Prata, o irrequieto preparador passou a fazer vídeos de tarefas domésticas em que aplica exercícios. A ideia inicial era mandar para amigos e ex-jogadores, aos quais homenageia usando a camisa deles que guarda em seu acervo — o Inter está representado pela camisa 5 de Guiñazu.
Só que um dos vídeos ficou pesado para o WhatsApp, e ele acabou postando em suas redes. Agradou tanto que viraram diários. Alguns chegaram a ter mais de 50 mil visualizações. Valenzuela mostra como é possível se exercitar limpando os vidros da varanda, carregando garrafões de água mineral e até varrendo a casa. Vale a pena conferir. No Twitter, estão no @pfvalenzuela. No Facebook, como alejandro.valenzuela.9699.