No domingo (15), o América de Cali anunciou a suspensão dos treinamentos por dois dias. Os jogadores foram mandados para casa com recomendações de cuidados contra a propagação do coronavírus. A volta aos trabalhos está marcada para quarta-feira (18), mas em sua nota o clube deixou em aberta a possibilidade de ampliar a suspensão dos treinos, a partir de novas recomendações do seu corpo médico.
O goleiro Eder Chaux usou as redes sociais do América para desmentir que estava de quarentena por ter contraído a Covid-19. A notícia foi publicada por um perfil no Twitter exclusivo de notícias do clube. O futebol na Colômbia está parado desde quinta-feira (17), quando uma medida do governo decretou emergência sanitária e proibiu eventos com mais de 500 pessoas.
A Universidad Católica segue em atividade e adotou medidas de higiene e asseio nos vestiários e nas dependências do CT Casa Cruzada. Está também proibida a entrada de visitantes nas instalações do time principal. As atividades dos times de base e de futebol feminino estão suspensas até o dia 27, e das escolinhas de futebol até o dia 29. A ANFP, liga que comanda o futebol no Chile, determinou ontem a suspensão dos jogos por duas semanas, a contar a partir de quarta-feira. No sábado, a Católica venceu o Cobresal no sábado, por 1 a 0. A volta aos gramados está marcada para o dia 4 de abril, contra Huachipato, em Talcahuano.
A bola na América
Argentina: jogos com portões fechados por tempo indeterminado. O River Plate fechou as portas na sexta-feira e dispensou os jogadores, enviando-lhes um programa de treinos para que seguissem em casa.
Chile: campeonatos suspensos por 14 dias a partir de amanhã. No fim de semana, os jogos foram disputados com portões fechados.
Peru: liga suspensa até o dia 30 de março. Ontem, em reação à marcação de treinos pelo Cusco F.C., a liga pediu que todos se mantivessem em casa.
Bolívia: campeonatos, incluindo o Apertura 2020, suspensos até o dia 31 de março. No fim de semana, houve jogos com portões fechados.
Equador: jogos do Campeonato Equatoriano suspensos por tempo indeterminado
Venezuela: todas competições suspensas por tempo indeterminado
Colômbia: campeonato nacional suspenso por tempo indeterminado
Paraguai: campeonato suspenso até o dia 24 de março
Uuruguai: jogos suspensos, em todas as divisões, por tempo indeterminado