Uma reunião convocada pelo presidente Marcelo Medeiros com seu conselho de gestão no Inter e todos os demais vice-presidentes tratará de um projeto para cercamento do complexo do Estádio Beira-Rio. A ideia é acelerar o debate interno e abrir a temporada 2020 com gradis fixos em todo o entorno da área de 15 hectares. Essa já era uma recomendação feita pelo Ministério Público ao clube, para aumentar a segurança dos seus torcedores.
A gota d'água, no entanto, foram os episódios de sábado, em que um grupo armado com paus e pedras tentou invadir o estádio para protestar e entraram em conflito com seguranças. O que reafirmou o fato de o clube estar exposto demais pela ausência de uma barreira e de pontos de controles de acesso.
A final da Copa do Brasil, em que cerca de 20 mil pessoas sem ingresso ocuparam a área ao redor do estádio, também fez soar o alerta da direção. O MP voltou a insistir na ideia do cercamento. Aquela noite ficou marcada ainda por conflitos no pátio e até um princípio de incêndio próximo ao portão 7 e ao Bar Coreia, que virou um ponto de encontro de torcedores e uma dor de cabeça para a direção. Na ocasião, o Inter usou gradis móveis com locais específicos de acesso, o que serviu como paliativo.
A coluna entrou em contato com o presidente Marcelo Medeiros, que confirmou a ideia de cercamento do estádio. Medeiros apontou como exemplos algumas das novas arenas do Brasil, como a do Grêmio, a da Baixada e o próprio Maracanã. Como são protegidos por grades, esses estádios facilitam o controle de acesso. O ingresso ao pátio do estádio só ocorre para torcedores com ingresso.
— Na final da Copa do Brasil, estimou-se aqui 20 mil pessoas ao redor do Beira-Rio, mais as 50 mil dentro. Não tem estrutura privada que consegue trabalhar com essa margem toda — explica Medeiros.
A questão da segurança no Beira-Rio ganhou urgência total.
— Vamos trabalhar nesse sentido. O assunto vai para a pauta da diretoria. Vamos ver a melhor solução arquitetônica. Do jeito atual, está perigoso. Temos o dever de proteger toda a comunidade colorada — resumiu Medeiros.