Desde 9 de novembro, Danilo Fernandes pode assinar pré-contrato com qualquer clube, já que seu vínculo com o Inter entrou nos últimos seis meses. A preferência do goleiro, porém, é antes escutar os planos do clube para ele. Danilo chegou em 2016 e ocupou de tal forma a posição que os torcedores nem sentiram saudade de Alisson, à época já titular da Seleção e vendido para a Roma. Porém, Danilo sofreu com lesões em 2017 e, desde a cirurgia no ombro, em agosto, perdeu o lugar para Marcelo Lomba. O Inter desconversa sobre o tema. Diz que tratará somente depois do Brasileirão. No sábado, o agente do goleiro, Álvaro Cerdeira, pretendia visitar a direção no hotel em que estavam concentrada delegação, em Guarulhos.
Porém, essa é uma equação difícil de ser fechada. Danilo tem um salário de titular, e o Inter analisa se vale o alto investimento para deixar no banco de reservas. Além disso, é consenso no clube de que Daniel, 25 anos, se trata de um goleiro de altíssima qualidade. Também é preciso ver se Danilo pretende seguir à espera de uma chance para recuperar a posição. Uma brecha que Lombra não tem dado.
Todo esse cenário permite uma conjectura - e que fique bem claro, não é nada mais do que isso. Em um cenário no qual o Grêmio busca um goleiro para 2020, seria absurdo imaginar que Danilo, a partir de maio, trocasse a Zona Sul pela Zona Norte de Porto Alegre? Saísse do Beira-Rio para acabar com as dores de cabeça da torcida gremista com seu goleiro? Essa possibilidade, aliás, é levada em conta na decisão de renovar ou não com Danilo no Beira-Rio.
São 33
O Grêmio já desenha seu 2020 e começa a moldar o grupo que entregará para Renato - a aposta na renovação é altíssima e só seria evitada por um chamado da Seleção Brasileira. A ideia na Arena é ter 33 jogadores no vestiário. Seriam três times, com o terceiro basicamente formado por guris do transição, como Frizzo, Jonatha Robert, Isaque e Ferreira, esse sempre citado pelo presidente Romildo Bolzan Júnior. Tudo isso significa que a tendência é de que aumente o percentual de guris no grupo principal.