O Grêmio ainda não recebeu uma proposta oficial por Luan. Mas já foi informado por intermediários do Atalanta que em breve ela aterrissará no gabinete do presidente Romildo Bolzan Júnior na Arena. O namoro dos italianos com o meia-atacante é antigo. Nas últimas janelas, eles sempre bateram na porta do Grêmio com consultas ou até mesmo ofertas por ele.
Até o final do ano passado, no entanto, os valores eram proibitivos para o Atalanta, um clube de porte médio na Itália. Porém, os caminhos deles se cruzaram. Luan teve queda brusca de rendimento a partir da Copa do Mundo, e o Atalanta elevou seu padrão de investimento com sua primeira classificação à Liga dos Campeões. Para a histórica temporada 2019/2020 já chegaram o zagueiro eslovaco Skrtel, o meia ucraniano Malinovski e o atacante da seleção colombiana Luis Muriel.
Aliás, o ataque do Atalanta pode ser o mesmo da Colômbia na Copa América, Durvan Zapata e Muriel. Os zagueiros brasileiros Tolói e Ibañez, esse nascido em Canela, na Serra Gaúcha, fazem parte do grupo.
Nos bastidores gremistas, acredita-se que o momento seja adequado para Luan impulsionar sua carreira e sentir-se desafiado outra vez. O que poderia ocorrer com a perspectiva de conquistar espaço na Europa e também jogar a badalada Liga dos Campeões.
Do ponto de vista estratégico, esta janela é decisiva para o Grêmio. O contrato do meia-atacante se encerra no final de 2020. Ou seja, caso ele permaneça na Arena, em janeiro estará a seis meses de assinar um pré-contrato e sair de graça.