O interesse não é novo. Luan está na mira da Atalanta desde 2017, antes mesmo da conquista da Copa Libertadores e a coroação do atleta como Rei da América. A versatilidade e o bom futebol já apresentado pelo ídolo do Grêmio chamam a atenção da equipe que vai disputar a Liga dos Campeões na atual temporada.
Apesar da negativa pública da direção do Grêmio, uma pessoa que está participando da negociação afirma que a Atalanta pretende formalizar, na próxima semana, uma oferta ao presidente do Tricolor, Romildo Bolzan Júnior. Luan vem sendo monitorado há, pelo menos, dois anos pelo clube italiano. O encerramento da janela ocorre em 2 de setembro.
No entendimento da equipe italiana, o Grêmio não iria fazer muita força para segurar o camisa 7. Internamente, os dirigentes esperam algo próximo aos 10 milhões de euros (cerda de mais de R$ 40 milhões), para liberar o atleta de 26 anos. O Tricolor tem direito a 60% de uma negociação.
Como o próximo jogo do Grêmio em casa, após encarar o Athletico-PR no sábado (24), pelo Brasileirão, será somente em 15 de setembro, o confronto do final de semana, em caso de venda, pode ser o último de Luan com a camisa do clube.