Principal nome do tricampeonato da Libertadores do Grêmio em 2017, Luan deixou de ser protagonista nesta temporada. O camisa 7 perdeu a posição de titular para Jean Pyerre ainda no primeiro semestre e não conseguiu recuperar nem de longe as atuações que o fizeram ser eleito o Rei da América há dois anos. Ainda assim, ele desperta interesse da Atalanta, da Itália, e pode deixar o Tricolor ainda nesta janela de transferências.
Interessado em Luan, a Atalanta está longe de ser uma das grandes equipes da Europa. É apenas média dentro da Itália. No entanto, o bom momento do clube da cidade de Bérgamo, no norte do País, abre a possibilidade para Luan jogar a Liga dos Campeões da Europa.
Fundada em 1907, a Atalanta é tradicional, porém sem grandes conquistas no futebol italiano. O único título na elite foi a Copa Itália de 1963. No mais, o time tem apenas taças em divisões inferiores.
A Atalanta foi a grande sensação da última temporada ao ficar em terceiro lugar no Campeonato Italiano 2018/19 superando gigantes como Milan, Inter de Milão e Roma. A colocação, a melhor da história do clube na primeira divisão, rendeu a inédita classificação para a Liga dos Campeões 2019/20. A equipe ainda conseguiu a façanha de eliminar a Juventus, de Cristiano Ronaldo, na Copa Itália – chegou até a final, onde perdeu para a Lazio.
Treinador da equipe desde 2016, Gian Piero Gasperini é adepto de um jogo ofensivo. A Atalanta terminou o último Campeonato Italiano com o melhor ataque, com 77 gols marcados — sete a mais do que a campeã Juventus. A forma de jogar da equipe favorece ao estilo de Luan.
Luan é um jogador que combina com o que o Gasperini propõe ofensivamente
NELSON OLIVEIRA
Especialista em futebol italiano
— O Luan é um jogador que combina com o que o Gasperini propõe ofensivamente, embora creio que ele ainda precise aprimorar mais o trabalho sem bola, pela intensidade que o técnico pede a seus jogadores —afirma Nelson Oliveira, do site Calciopédia, especialista em futebol italiano.
Gasperini costuma montar a Atalanta com uma linha de três defensores. No setor ofensivo, varia o sistema com um atacante ou com uma dupla na frente tendo um meia por trás deles. Pela característica, aos 26 anos, Luan seria uma opção mais jovem para o elenco em relação aos titulares da sua função, o argentino Papu Gómez e o bósnio Josip Ilicic, ambos com 31 anos.
— O Luan seria uma boa opção para rodar o elenco, considerando que Ilicic costuma ser poupado e a Atalanta terá de dividir atenções com a Liga dos Campeões. Há chances de o gremista ir ganhando espaço para o futuro e crescer como jogador. A Atalanta é uma boa porta de entrada para o futebol europeu, tem jogado bem e bonito — completa Oliveira.
Liga dos Campeões aumenta poder de investimento
Com a classificação para a Liga dos Campeões, a Atalanta aumentou sua capacidade de investimento para esta temporada. O clube fez duas grandes contratações na atual janela de transferências: o atacante colombiano Luis Muriel (por 15 milhões de euros) e o meia ucraniano Ruslan Malinovskyi (13 milhões de euros). A oferta para tentar contratar Luan, no entanto, será inferior.
— Graças à classificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões, a Atalanta tem mais dinheiro para gastar no mercado. Eu acredito que para trazer o Luan o clube pode chegar até 10 ou 12 milhões de euros — avalia o jornalista italiano Daniele Trecca, do site Calciomercato.
Contrato facilita saída
Um fator que pode facilitar a saída de Luan é a proximidade do término do contrato. O vínculo do jogador com o Grêmio vai até o final do próximo ano. Isso significa que no meio do ano que vem ele já poderá assinar um pré-contrato com qualquer outro clube e sair de graça.
Elenco conta com brasileiros
A Atalanta tem dois brasileiros no elenco, ambos zagueiros. São eles Roger Ibañez e Rafael Tolói. Gaúcho de Canela, na Serra, Ibañez, 20 anos, foi convocado na semana passada para defender a seleção brasileira olímpica. O defensor disputou o Campeonato Brasileiro de 2018 pelo Fluminense e foi vendido para o clube italiano em janeiro, por 4 milhões de euros.