O Grêmio foi derrotado pelo Palmeiras por 1 a 0 na noite desta terça-feira (20), na Arena, e ficou em situação complicada nas quartas de final da Libertadores. GaúchaZH relembra cinco grandes vitórias do Tricolor fora de casa na era Renato Portaluppi que incentivam o torcedor a confiar na classificação para a semifinal do torneio continental. Confira:
1) Atlético-MG (2016)
Em 2016, o Grêmio vivia um jejum de 15 anos sem conquistar um grande título. O clube chegou à final da Copa do Brasil e teve de encarar o Atlético-MG no Mineirão da partida de ida. Com uma atuação de luxo, o Tricolor venceu os mineiros por 3 a 1 e encaminhou a conquista do penta para acabar de vez com a seca.
2) Barcelona-EQU (2017)
Depois de eliminar o Botafogo com o gol de Lucas Barrios em uma partida difícil na Arena, o Grêmio chegou à semifinal da Libertadores para enfrentar o Barcelona-EQU, que tinha deixado pelo caminho Palmeiras e Santos. O Tricolor, porém, deu um grande passo rumo à final logo no primeiro jogo. O time gaúcho não tomou conhecimento dos mandantes e aplicou uma goleada de 3 a 0 em Guayaquil. O jogo ficou marcado ainda por uma defesa espetacular de Marcelo Grohe em finalização do centroavante Ariel.
3) Lanús (2017)
De volta a uma final de Libertadores depois de 22 anos, o Grêmio venceu o jogo de ida contra o Lanús na Arena. O Tricolor confirmou o título na Argentina. No acanhado estádio de La Fortaleza e contando com desempenhos exuberantes de Luan e Arthur, o time gremista impôs sua superioridade sobre os argentinos e conquistou uma vitória de 2 a 1 para pintar a América de azul, preto e branco pela terceira vez.
4) Inter (2018)
Por ter disputado o Mundial de Clubes em dezembro de 2017, o Grêmio iniciou o Campeonato Gaúcho de 2018 com o time de transição, que teve um desempenho ruim. Renato Portaluppi precisou apressar a entrada dos titulares no Estadual e ainda assim o Tricolor chegou à última rodada precisando de uma vitória diante do Inter no Beira-Rio para avançar para a segunda fase.
O Grêmio não apenas venceu como dominou completamente o rival e abriu logo 2 a 0 no primeiro tempo. O Inter chegou a diminuir na etapa final, mas não conseguiu evitar a derrota. A vitória no Gre-Nal valeu a classificação para o Tricolor, que manteve o embalo e conquistou aquele Gauchão.
5) Libertad (2019)
Outro exemplo para o torcedor gremista confiar vem da atual edição da Libertadores. Após somar apenas um ponto nos primeiros três jogos da fase de grupos, o Grêmio precisou de uma reação para chegar às oitavas. Na quinta rodada, o Tricolor corria risco de eliminação precoce em caso de derrota para o Libertad, no Paraguai. Com uma grande atuação de Everton, o time venceu por 2 a 0 no Defensores del Chaco e seguiu dependendo das suas próprias forças para avançar de fase.