Ele saiu do Beira-Rio como Otavinho, em agosto de 2014. Quase cinco anos depois, ele cresceu. Virou Otávio e um dos principais nomes do Porto. Nesta terça-feira (10), por exemplo, encarou o Liverpool, de Salah. Os ingleses, que disputam ponto a ponto a liderança da Premier League, venceram.
Nas margens do Rio Douro, porém, é consenso que Otávio cresceu e se tornou uma das referências do Porto. Tanto que o clube pretende chamá-lo em breve para prorrogar o contrato. O atual, prolongado em 2016, acaba em 2021. A ideia é segurá-lo por ainda mais tempo.
Aos 24 anos e amadurecido tanto nos aspectos físicos quanto tático, ele virou o próximo da lista do clube português a deixar uma fortuna no caixa. Em 2014, o Porto pagou 7 milhões de euros por ele. Depois de passar a temporada 2015/2016 no Vitória de Setúbal, para ganhar rodagem, volto ao Estádio do Dragão.
Nesta temporada, venceu as lesões que o atrapalhavam e decolou. Está perto de superar seus melhores números desde o lançamento no profissional, aos 17 anos, pelas mãos de Fernandão, em 2012.